Como dito anteriormente, consumidores primários são seres que se alimentam de organismos produtores, como algas e plantas. Assim, pode-se concluir que vacas, cavalos, girafas, ovelhas, esquilos e todos os outros animais herbívoros, são classificados como consumidores primários em uma cadeia alimentar.
Os consumidores podem ser classificados em consumidores primários, secundários, terciários etc. Os consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, enquanto os secundários alimentam-se dos primários, os terciários alimentam-se dos secundários e assim por diante.
A cadeia alimentar é linear e unidirecional, sendo baseada em níveis tróficos (produtores, consumidores e decompositores). A teia alimentar é não linear, formada por várias cadeias alimentares distintas, uma vez que os animais podem fazer parte de inúmeras cadeias.
Como dito anteriormente, a cadeia representa um fluxo unidirecional de energia e nutrientes, o que representa apenas parte das relações de um ecossistema. Como os organismos, muitas vezes, apresentam diferentes hábitos alimentares, as teias representam melhor um ecossistema.
Significado de Seta substantivo feminino Arma de arremesso constituída por uma haste que tem uma das extremidades pontiaguda como o vértice de um triângulo, sendo a outra provida de penas e que se atira por meio de um arco, ou uma besta; flecha. Figura com a forma de seta, usada geralmente para indicar direção ou rumo.
Os produtores são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos. Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos. São exemplos de produtores as plantas e o fitoplâncton.
Verificado por especialistas. a) Está faltando o último nível trófico, que é o dos decompositores, ocupados por bactérias e fungos. ... Isto é, cada animal ocupa apenas um nível trófico, sendo considerada então uma cadeia alimentar.
Plantas (produtores) - primeiro nível trófico. Insetos, moluscos, herbívoros e pequenos roedores (consumidores primários) - segundo nível trófico. Pássaros e animais de pequeno e médio porte como consumidores secundários no terceiro nível trófico. Decompositores no final da teia, sem nível trófico.
Verificado por especialistas O impacto dos Javalis na cadeia alimentar na qual participam os humanos é do fornecimento de carne, visto que são animais que se multiplicam muito rápido e, por isso, são propícios para a caça, que inclusive é permitida no Brasil especificamente para esse animal.
Resposta. Outros animais carnívoros se alimentam de consumidores secundários e são chamados de consumidores terciários. Os consumidores quaternários são aqueles que se alimentam dos terciários. Estes são exemplos de cadeia alimentar: O gafanhoto (consumidor primário) come folhas (produtor).
Não pare agora... O organismo que se alimenta do consumidor primário é chamado de consumidor secundário. No exemplo, esse é o sapo. O consumidor terciário é aquele que se alimenta do secundário, como é o caso da cobra alimentando-se do sapo.
Verificado por especialistas. a) A imagem mostra que o consumidor terciário são representados por peixes maiores, visto que lambaris são consumidores secundários, caramujos são os primários e plantas de fundo são os produtores.
Um exemplo de cadeia alimentar conecta plantas e arbustos (produtores), gafanhoto (herbívoro), coelho (consumidor secundário), cobra (consumidor terciário) e águia (consumidor quaternário).