A liberação impõe algumas regras: pessoas que estão sob efeito de outras drogas e álcool não podem consumir o chá. Além disso, quem tem histórico de doenças mentais também não pode fazer uso da substância.
“Tanto a ayahuasca quanto a tiramina podem aumentar a pressão sanguínea”, afirma Scott Keatley, nutricionista nova-iorquino. “Caso a pressão sanguínea aumente muito de forma súbita, a crise hipertensiva pode levar a infartos, problemas cardíacos generalizados, perda de função renal, dores de cabeça e ansiedade.”
Ayahuasca é um chá, com potencial alucinogênio, feito a partir de uma mistura de ervas amazônicas, que é capaz de provocar alterações da consciência por cerca de 10 horas, sendo, por isso, muito utilizada em vários tipos de rituais religiosos índios para abrir a mente e criar visões místicas.
Chá de Hipericão O hipericão, Hypericum perforatum L., também conhecido como erva-de-são-joão, possui propriedades que agem como anti-depressivo natural em transtornos psicoativos aliviando sintomas comuns como mau humor de carácter depressivo, ansiedade e agitação nervosa, por exemplo.
A causa exata do transtorno afetivo bipolar é desconhecida. No entanto, estudos sugerem que o problema pode estar associado a alterações em certas áreas do cérebro e nos níveis de vários neurotransmissores, como noradrenalina e serotonina.