Guernica é uma obra do pintor espanhol e cubista Pablo Picasso. Ela retrata o bombardeio à cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Trata-se de uma das obras mais emblemáticas do artista e foi produzida em 1937.
No contexto da obra Guernica, a Espanha sofria com os horrores da Guerra Civil Espanhola e com da ditadura franquista. ... A obra foi para Picasso uma forma de protesto contra a guerra civil espanhola e a ditadura franquista. O desejo do artista era despertar nas pessoas que apreciariam a pintura o repudio à guerra.
No dia 12 de julho de 1937 foi exposta ao público a tela "Guernica", na qual Picasso retratou o bombardeio da cidade basca pelos nazistas em abril daquele ano: um massacre que resultou em centenas de mortos.
Pablo Picasso
O Touro ou Minotauro, ao lado esquerdo, representa a barbárie da cena. A lâmpada acima da tela representa o sol radiante que fazia quando aconteceu o ataque. Na extrema direita e no alto da pintura pode-se observar alguém com muita dor e espanto.
Leiloado em um evento de venda impressionista, surrealista e de arte moderna, a pintura a óleo com medidas de 55 por 46 centímetros está com valor estimado de aproximadamente US$ 50 milhões. Atualmente a obra do pintor espanhol possui um dono, mas seu nome permanece confidencial.
Há quem classifique a vasta obra do pintor em cinco fases: a fase azul (1901-1904), a fase rosa (1905-1907), a fase cubista (1907-1925), a fase do classicismo (1920-1930) e a fase surrealista (a partir de 1926).
Guerra
Cubismo
Paris (1937–1937)
Trata-se do maior painel do pintor espanhol e representa o terrível bombardeio na vila espanhola de Guernica, no País Basco, durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939), considerada por muitos historiadores um preâmbulo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A guerra teve início na sequência de um pronunciamento (uma declaração de oposição militar) contra o governo republicano por parte de um grupo de generais das Forças Armadas da República Espanhola, inicialmente sob liderança de José Sanjurjo.
História Geral. Guernica, uma das mais conhecidas obras de Pablo Picasso, retratou os horrores da Guerra Civil Espanhola. A principal imagem existente sobre os horrores da Guerra Civil Espanhola (1936-1939) é o quadro Guernica, pintado por Pablo Picasso em 1937.
Resposta. porque depois da tentativa má sucedida de golpe contra Madrid os nacionalistas decidiram que seria melhor ataca locais menos protegidos no território hispânico. decidiram então atacar o norte do país.
Guernica é uma obra de arte produzida pelo famoso pintor espanhol, Pablo Picasso. Esse quadro mostra o sofrimento, a dor, a angústia, o pânico, a aflição e a tristeza do povo espanhol da cidade de Guernica que sofreu um bombardeio no ano de 1937, como desdobramento da Guerra Civil Espanhola.
Não tem um significado verdadeiro mas Guernica, uma das obras mais famosas de Pablo Picasso, pintada a óleo em 1937, é uma “declaração de guerra contra a guerra e um manifesto contra a violência.
Uma obra de arte como Guernica é um documento histórico, em determinado momento ela fala por si e nesse momento podemos identificar traços de uma época distante, analisar aspectos políticos, culturais e sociais de um período conturbado.
Resposta: Esse grande artista se inspirou no bombardeamento da cidade Guernicaa no dia 26 de abril de 1937.
26 de abril de 1937–junho de 1937
A política do nazista Hermann Göring era utilizar a Guerra Civil Espanhola como campo de testes para os pilotos e as máquinas de sua nova Luftwaffe (Força Aérea). Logo os agressores divulgaram as mais estapafúrdias versões do bombardeio infernal em Guernica.
1 654 pessoas
Causas da Segunda Guerra Mundial Entre os fatores que levaram à 2ª Guerra Mundial está o descontentamento da Alemanha com o desfecho da Primeira Guerra (1914-1918). A Alemanha foi declarada a única culpada deste conflito, teve suas Forças Armadas reduzidas e teve que pagar indenizações aos vencedores.