Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares. ... A formação de sedimentos pode ser ocasionada pela água ou pelos ventos.
As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é chamada de protólito, que é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados (incluindo o metamorfismo), formou-se uma nova rocha.
Os três grandes grupos de rochas que compõem a crosta do planeta Terra, quanto à sua natureza, são: o das rochas magmáticas ou ígneas, o das metamórficas e o das sedimentares. As magmáticas ou ígneas formam-se da consolidação do magma. Quando formadas em profundidade, são chamadas de intrusivas ou de plutônicas.
Rocha é um agregado sólido que ocorre naturalmente e é constituído por um ou mais minerais ou mineraloides. A camada externa sólida da Terra, conhecida por litosfera, é constituída por rochas. ... O estudo científico das rochas é chamado de petrologia, um ramo da geologia.
Rocha: é um agregado sólido e natural de: * grãos minerais, * matéria orgânica, * material vítreo, ou * combinação dos três anteriores. Rochas ígneas ou magmáticas são formadas pela cristalização de magmas provenientes do interior da Terra.
Resposta. Explicação: Vegetais (árvores, grama), e protegidos contra fatores externos (vento, água), são mais resistentes aos efeitos da erosão.
Resposta. Terrenos protegidos por árvores, terrenos próximos de rios com mata siliar preservada, lugares com baixa incidência de ventos e luz solar.