Os atos institucionais permitiram o regime militar a cassar mandatos de políticos – em 1964, isso foi realizado maciçamente –, a alterar a constituição, cassar direitos políticos de cidadãos, retirar o direito de voto da população brasileira, cassar todos os partidos políticos que existiam no país, fechar o Congresso, ...
1 de abril de 1964 – 15 de março de 1985
Questão 9/10 - História da Educação Brasileira Com base na citação e nos conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação brasileira, sobre quais foram os 3 marcos jurídicos para educação na Ditadura Civil-Militar, marque a alternativa correta: A Constituição de 1988, as Leis no 5.
Durante a maior parte da ditadura, os professores não tiveram a liberdade de cátedra, ou seja, a liberdade para ensinar e pesquisar sem censura. ... Nos primeiros anos do regime militar, entre 1964 e 1966, vigorou a Constituição promulgada em 1946.
A escola pública da década de 1970 começava aos 6 para 7 anos, sem obrigatoriedade de matrícula, e traçava um processo comportamental de não reflexão. Apesar de toda mordaça, o silêncio político jamais conseguiu silenciar, em absoluto, a vida cotidiana e seu movimento complexo/concreto.
A educação no Brasil Colonial organizou-se, de início, em torno dos jesuítas e, depois, orientou-se pelo modelo das reformas empreendidas pelo Marquês de Pombal. A educação que foi desenvolvida no Brasil durante os três séculos de colonização era restrita, inicialmente, a alguns filhos de colonos e a índios aldeados.