Nas Cinco Liberdades, todos os animais devem: 1 - Ser livres de Medo e Estresse. 2 - Ser livres de Fome e Sede. 3 - Ser livres de Desconforto. 4 - Ser livres de Dor e Doenças.
As idéias centrais foram lançadas pelo Relatório Brambell (1965), e evoluíram para se expressas como (1) Liberdade de sede, fome e má-nutrição, (2) Liberdade de dor, ferimentos e doença, (3) Liberdade de desconforto, (4) Liberdade para expressar comportamento natural e (5) Liberdade de medo e distresse, pelo Conselho ...
(2009), bem-estar animal é um estado próprio do animal em um dado momento, representado pela somatória de todas as experiências emocionais ou afetivas vivenciadas pelo animal a partir de fatores internos e externos aos quais ele está sujeito. Não há um consenso entre os autores sobre a definição do bem-estar animal.
O bem-estar animal é um dos principais tópicos de interesse na produção animal moderna. ... Isso significa que suas emoções têm importância para eles e também grande influência sobre os seres humanos, porque mudam a forma como estes tratam os animais – a compreensão de suas emoções aumenta a empatia em relação a eles.
suínos
O transporte não deve ser realizado em condições desfavoráveis ao animal, feito nas horas mais frescas do dia, para evitar estresse, contusão e até mesmo a morte dos animais. Altas temperaturas e diminuição do espaço também são problemas durante o transporte.
5 fatores que influenciam a qualidade da carne bovina
A qualidade da carne é medida pelo consumidor de acordo com suas características físicas, tais como cor, textura, suculência, maciez e odor. O estresse durante a vida do animal e no momento anterior ao abate pode ser responsável por alterações no processo de transformação do músculo em carne.
Os parâmetros de qualidade da carne bovina estão associados à quantidade e distribuição de gordura e à cor, para produto fresco, e à maciez, sabor, aroma e suculência, quando produto pronto para consumo.
O método mais utilizado para prolongar a vida útil da carne é o emprego da refrigeração. ... Se a temperatura da carne é reduzida abaixo de -2ºC, o produto se congela, modificando seu estado físico e diminuindo a velocidade das reações químicas e enzimáticas.
A qualidade de carne pode ser definida como um conjunto de atributos que satisfaçam o consumidor ou até mesmo, superem suas expectativas iniciais. ... Neste caso, podemos denominar de qualidade óbvia, onde a ausência deixa insatisfeito o consumidor e a presença não é mais que obrigação do fornecedor.
8 a 6
Segundo Mittal & Barbut (1994), apesar do conteúdo calórico, a gordura contribui para o sabor, o aroma, a suculência e a textura em muitos produtos.
A carne tem a gordura distribuída entre as fibras musculares, formando desenhos similares ao mármore – daí o nome marmoreio – que são indicadores da qualidade do produto e responsáveis pelo altíssimo sabor e maciez.
Os atributos sensoriais da carne são a maciez, cor, suculência, sabor e aroma.
A diretora de Vigilância e Promoção da Saúde, Deborah Malta , recomenda que a gordura da carne não deve ser consumida pela população. “Você deve recortar e não ingerir a gordura aparente da carne e também em relação à pele do frango e de outros animais, essa pele deve ser descartada de preferência ainda no preparo.”
Cozinhe os cortes de carne rapidamente, com pouca ou nenhuma gordura, na panela ou salteados usando uma frigideira antiaderente, com um pouco de suco ou caldo. Adicione caldo de carne, vinho ou suco de frutas à frigideira depois de retirar a carne; aqueça e mexa para usar como molho de baixa gordura ou cobertura.
Halpern explica que a gordura pode fazer bem para o corpo se consumida dentro do recomendado. O excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro, e provocar doenças como diabetes e obesidade. As células de gordura estão localizadas sob a pele, abaixo da derme (região subcutânea) e entre as vísceras.
O que acontece é que a grande quantidade de gordura no organismo eleva o LDL (colesterol ruim) no sangue --devido à supressão das atividades de seu receptor no fígado --, culminando na aterosclerose, uma inflamação com formação de placas de gordura (ateromas) nas paredes das artérias.
A falta de gorduras também pode interferir no equilíbrio hormonal, principalmente dos hormônios sexuais. “O déficit hormonal vai causar cansaço, indisposição e falta de energia”, de acordo com a nutróloga Cristiane Braga Kanashiro. Fora que, ao restringir totalmente o consumo de gorduras, a dieta se torna monótona.
Frutas: se você teve uma refeição pesada, troque a sobremesa por frutas, em especial as ricas em antioxidantes, como cerejas, kiwis, uvas, morangos etc. Vinagre: uma colher (sopa) de vinagre na salada ajuda a manter o índice glicêmico estável depois de uma refeição rica em carboidratos.
A fritura aumenta a pressão arteria, gera acúmulo de gordura abdominal, resistência à insulina, obesidade e doenças como câncer. A fritura é um dos tipos de comida mais deliciosas que fazem parte da nossa alimentação – muitas vezes, diária.