Pelo forame emergem o nervo mentual - ramo do nervo alveolar inferior - e vasos mentuais. O forame mentual, na grande maioria dos casos, localiza-se entre os pré-molares inferiores e é usado como referência em técnicas anestésicas, como o bloqueio do nervo incisivo e do próprio nervo mentual.
É o maior dos forâmens do crânio e comunica a cavidade craniana com o canal vertebral. Por ele passam os nervos acessórios, o bulbo raquidiano e suas membranas, as artérias vertebrais, as artérias espinhais anteriores e posteriores, a membrana tectória e os ligamentos alares.
O forame jugular é uma abertura na fissura petro-occipital formada pela junção da porção petrosa do osso temporal e a borda lateral do osso occipital.
Entre o corpo e as asas maior e menor existe uma grande abertura, conhecida como fissura orbital superior, por onde numerosos nervos e vasos cursam (→ veia oftálmica superior, nervo oftálmico e seus ramos, nervo abducente, nervo oculomotor, nervo troclear).
Localização: delimitado pelo osso occipital e parte petrosa do temporal. Localizado na base do crânio. O que passa: Nervo Glossofaríngeo (IX), Nervo Vago (X), Nervo Acessório (XI) e Veia Jugular Interna.
Cada osso parietal possui forame parietal por onde passam as veias emissárias, que são vasos que permitem a comunicação do meio externo (couro cabeludo) com o meio interno (encéfalo), permitindo o fluxo sanguíneo em duplo sentido, ou seja, tanto fora como dentro da cavidade craniana.
Meato acústico interno - vista superior - Yousun Koh. Canal carotídeo - vista superior - Yousun Koh. Forame jugular - vista superior - Yousun Koh.
Localização. Situa-se na região lateral e inferior do crânio, constituem as paredes laterais do crânio e na sua cavidade timpânica localizam-se os 3 ossos da orelha média. A saliência óssea atrás da orelha chama-se Processo Mastóide.
Impressão trigeminal: depressão rasa, localizada no ápice da parte petrosa. Aloja o gânglio trigeminal (dilatação da raiz sensitivo do nervo trigêmeo).
- O esqueleto axial consiste nos ossos da cabeça (crânio), do pescoço (vértebras cervicais) e do tronco (costelas, esterno, vértebras e sacro).