Empreendedor é quem empreende, ou seja, identifica oportunidades e gera riqueza através delas. Empreendedorismo é o nome referente ao estudo/negócio.
O espírito empreendedor pode ser definido como a capacidade do empresário em inovar e buscar sempre soluções para os problemas de sua empresa.
Espírito empreendedor: 8 dicas matadoras para despertar o seu
Continue a leitura e veja algumas características do espírito empreendedor que merecem ser destacadas:
O caminho para se tornar um empreendedor de sucesso
Conheça características importantes para o comportamento empreendedor. Iniciativa, visão estratégica, capacidade de liderança e capacitação constante são algumas das competências de um bom empreendedor.
Existem diversos fatores que influenciam positivamente ou negativamente no processo empreendedor, sendo eles: Fatores Pessoais, Fatores Externos, Ambientais, Fatores Sociais e Organizacionais.
Hisrich e Peters (1998) sintetizam o processo empreendedor em quatro fases: 1. identificar e avaliar a oportunidade; 2. desenvolver o plano de negócios; 3. determinar e captar os recursos necessários; e 4.
Os fatores organizacionais são de suma importância para uma organização, sendo considerados determinantes para o sucesso organizacional, assim como o sucesso dos projetos de uma empresa. A eficácia de uma empresa depende em parte do sucesso de seus projetos.
Como sabemos, os fatores sociológicos, em uma sociedade, são aqueles capazes de influenciar a personalidade e o comportamento do indivíduo, ou seja, contribuem para a experiência de vida (da pessoa).
A ação empreendedora em um país pode ser dificultada ou facilitada dependendo de alguns fatores como por exemplo a burocracia presente em um país no processo de documentação para abertura e fechamento de empresas, para contratação e demissão de funcionários, entre outros pontos, sendo que esse processo pode dificultar ...
Existe também o problema de falta de mão de obra qualificada e concorrência, devido ao fato de muitas pessoas recorrerem a mesma saída, o empreendedor passa a ter grandes concorrentes no mercado e deve procurar um negócio que tenha um diferencial para se sobressair aos demais.
O mesmo autor ainda cita outros fatores intrínsecos que favorece o espírito empreendedor, os quais podemos citar, a vontade de criar o próprio negócio, a motivação de ser o próprio patrão, o prestígio pessoal, a desejo de riqueza e a realização pessoal ou satisfação de ser um vencedor.
Enfim, vamos ao que interessa: veja cinco dos dez desafios identificados pelo estudo: