Os alimentos ZERO (SEM, NÃO CONTÉM ou ISENTO), são isentos de algum nutriente, comparados com a versão tradicional. Para existir a alegação de, por exemplo, “zero açúcar”, o produto pode apresentar no máximo 0,5 gramas de açúcar em 100 gramas do alimento pronto para o consumo.
Zero açúcares Este produto não possui açúcar em sua composição, nem mesmo os açúcares naturais dos ingredientes que formam o alimento. Entre os principais exemplos, temos os refrigerantes, os biscoitos, os chocolates zero lactose, etc.
Os refrigerantes Diet, Light e Zero não contêm açúcar e apresentam baixa caloria. A diferença entre eles está no tipo e quantidade de adoçantes utilizados. Uma lata de refrigerante Diet, Light e Zero apresenta zero calorias e zero grama de açúcar. Já a versão normal possui 148 calorias e 37g de açúcar.
A Coca-Cola contém 105 kcal por cada 250 ml.
Refrigerantes: tabela de calorias
CONFIRA O PESO DE CADA BEBIDA:
O principal mito é o de que é melhor consumir refrigerante por ser menos calórico – um copo de 200 ml de suco de laranja sem açúcar tem cerca de 90 calorias, o de refrigerante tem 85 calorias.
155 calorias
Por causa do açúcar, essa bebida é uma verdadeira bomba calórica e, com seu consumo regular, contribui para o ganho de peso. O problema é que a obesidade abre as portas para problemas de pressão arterial, doenças cardiovasculares e do sistema imunológicos, além de prejudicar a saúde dos ossos e das articulações.
O consumo exagerado tem uma série de repercussões na saúde. O elevado teor de açúcar no organismo pode comprometer o esmalte dos dentes, levando a alterações de cor e textura, além de desgastes e erosões. Obesidade e doenças crônicas, como o diabetes, também podem derivar do consumo sem cautela.
Os músculos passam a “preferir” o açúcar como combustível, e a perda de peso se torna mais difícil. Esse efeito, a longo prazo, pode elevar os níveis de glicose no sangue, levando à diabetes. Por isso que os refrigerantes engordam.
O consumo de refrigerante no plano de emagrecimento só é permitido em doses bem pequenas. Tomar um copo durante um evento ou uma festa não compromete a perda de peso ou todo o trabalho de meses para entrar naqueles jeans mais justinho.
Cerveja ou refrigerante – Qual engorda mais? Entre a cerveja ou refrigerante o que engorda mais é o refrigerante. Apesar de essas duas bebidas apresentarem valores calóricos semelhantes, o refrigerante apresenta teor de açúcar muito maior do que a cerveja.
Os energéticos normalmente são bebidas que engordam com alto teor de cafeína. Mas além da substância que o vai manter acordado, a bebida contém altos teores de açúcar. Por mais que o produto lhe proporcione uma energia extra durante um curto período de tempo, depois o cansaço vai bater de forma mais forte também.
Refrigerante - Refrigerantes são sobrecarregados com açúcar e fornecem calorias vazias sem satisfazer sua fome. Na verdade, o refrigerante é o único alimento que é diretamente ligado à causa da obesidade. Energético - Quando as pessoas pensam em energéticos, geralmente estão se referindo a produtos que contêm cafeína.
Um estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of the American Heart Association mostrou que, diferente das outras bebidas que contém cafeína, como refrigerantes de cola e até mesmo o café, os energéticos podem afetar a pressão sanguínea e a saúde do coração.