Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Produtos Cárneos. Os produtos derivados da carne são, de preferência, obtidos a partir de carne fresca que sofra um ou mais tipos de processo, entre eles, cozimento, salga, defumação ou mesmo somente a adição de condimentos e temperos.
O sal de cura 2 é composto por uma mistura de sal de cozinha, nitrito de sódio e nitrato de sódio.
O sal de cura é compostos por uma mistura de sal de cozinha, nitrito de sódio e/ou nitrato de sódio. O sal de cura age na carne conferindo a coloração avermelhada típica de produtos curados, como o salame, mortadela, linguiças e salsichas.
De acordo com o MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento –, o limite estabelecido é de 2,4g de sal de cura para cada 1kg de carne/salmoura que será usada na fabricação, não na quantidade que se deseja obter ao final do processo.
Hoje, o sal de cura pode ser facilmente encontrado nas lojas on-line especializadas, ou seja, nem será preciso sair de casa para adquirir o produto. Porém, vale sempre seguir algumas dicas para encontrar o melhor produto para a sua produção de embutidos.
A Equipa Total é uma empresa localizada em Campinas com uma extensa rede de vendas, a mais de 30 anos atendendo toda Região. Sal de cura é um aditivo utilizado na produção de alimentos curados, ele tem o objetivo de preservação ao inibir a contaminação por bactérias e fungos.
Ingredientes
Deixe o salame repousar em temperatura ambiente e umidade elevada, por volta de 80%, durante 12 horas. Nesse tempo a cultura adicionada irá proliferar rapidamente inibindo o surgimento de outros organismos nocivos.
Após o salame ter sido embutido devemos transferi-lo para a defumação com temperatura de 35°C a 40°C. Manter essa temperatura por 12 horas adicionando fumaça durante todo o tempo. Em seguida transferir para a sala de secagem com temperatura de 16°C a 18°C onde deverão permanecer durante cerca de 30 dias.
Nos casos de carnes bovinas, o tempo total sobe para 8 a 12 horas, sendo que o tempo da defumação também é a metade.
de 30 a 40 minutos
O salame possui um ciclo de preparação. Inicialmente, a carne é triturada e, em seguida, são adicionados condimentos para tempera-la. A conclusão desta etapa se dá a apresentação de consistência uniforme da “mistura”. A adição de bactérias não nocivas faz parte da etapa seguinte de produção do salame.
A maioria das espécies encontradas em salames é do tipo Penicillium e possui cor branca, que é considerado como um mofo inofensivo, mas variantes e outras espécies podem estar presentes e contaminar o produto. ... Esse novo fungo é derivado do Penicillium nalgiovense e foi nomeado de Penicillium salamii.
A temperatura ambiente é a ideal para o armazenamento dos alimentos embutidos defumados que ainda não foram abertos, e para os alimentos que já foram abertos, o recomendado é o armazenamento em freezers e câmaras, em temperaturas entre 0ºC e 4ºC.
Os alimentos costumam mofar porque o mofo é uma forma de representar o crescimento dos fungos. Quando eles atingem a casca de algo, como pão ou fruta, eles mudam a característica da superfície desses alimentos. ... Resumindo: não precisa fazer cara feia para o mofo do queijo, porque ele não mofou “de ruim”!২ ফেব, ২০১৫
Calabresa (defumada ou não), paio e outras linguiças do tipo que foram cozidas previamente também tem boa duração, desde que a embalagem não seja aberta. Após abrir, envolva em filme plástico e consuma em até cinco dias.
Já no caso de frios como presunto e salame ou de embutidos como a linguiça e salsicha também é possível congelar seguindo algumas orientações. ... No entanto, caso necessite fazer isso, você pode congelar o produto na própria embalagem ou, se já não estiverem nela em embalagens similares à carne normal.
Derivados do porco como bacon, linguiça e presunto – 1 a 2 meses. Estes alimentos podem proliferar micro-organismos no freezer, por isso o tempo de conservação é limitado.