EQST

Qual A NBR Do Extintor?

Qual a NBR do extintor?

A norma ABNT NBR 15809 especifica os requisitos que garantem a segurança, confiabilidade e desempenho dos extintores de incêndio sobre rodas. A norma ABNT NBR 15808 especifica os requisitos que garantem a segurança, confiabilidade e desempenho dos extintores de incêndio portáteis do tipo recarregável e descartável.

Qual a frequência de inspeção e de recarga de um extintor?

Nota: Fica a critério e responsabilidade da Empresa de Inspeção Técnica e Manutenção de Extintores de Incêndio a realização da recarga de extintores com carga de Dióxido de Carbono a cada 12 (doze) meses. Entretanto, deve ser respeitado o prazo máximo de 5 (cinco) anos para a recarga.

Como deve estar o manômetro do extintor?

Observar o manômetro, caso esteja indicando na faixa vermelha....O EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADACuidados:

  1. Verificar o manômetro (o que acontece quando está na faixa vermelha?);
  2. Verificar a condição da mangueira;
  3. Não utilizar em incêndio envolvendo equipamentos elétricos energizados (água conduz eletricidade);

O que é manômetro do extintor?

O manômetro é um instrumento no qual se mede a pressão dos fluidos. O extintor de não possui manômetro porque ele é de alta pressão, já que é um gás que não necessita da coluna líquida ou única para que percorra uma grande distância.

Como romper o lacre do extintor?

Extintor com carga d´água

  1. Puxe a trava rompendo o lacre.
  2. Mantenha o extintor na posição vertical (com a válvula para cima).
  3. Aponte a mangueira para a base do fogo e acione o gatilho até o fim. Distribua o jato de forma o cobrir toda a superfície do material em chamas.

Qual a cor do lacre do extintor 2020?

Cores dos anéis de identificação de manutenção dos extintores

Porque o extintor não pode ficar no chão?

d) O extintor de incêndio não pode ficar solto nem em contato direto com o piso para não correr o risco de sofrer batidas e consequentes quedas que poderão danificá-lo.

O que fazer com o pó do extintor?

O pode ser descartado no aterro sanitário. Os motoristas serão obrigados a utilizar extintores ABC a partir do dia 1° de outubro de 2015.

O que vem dentro do extintor de incêndio?

O agente extintor forma uma nuvem de pó sobre a chama que visa a exclusão do OXIGÊNIO; posteriormente são acrescidos à nuvem, GÁS CARBÔNICO e o VAPOR DE ÁGUA devido a queima do PÓ. O GÁS CARBONICO é material não condutor de ENERGIA ELÉTRICA. O mesmo atua sobre o FOGO onde este elemento (eletricidade) esta presente.

Como é feita a recarga de extintores?

A recarga de extintores somente pode ser feita por profissionais qualificados em empresas certificadas, sem qualquer alteração nas condições originais do material. A cada recarga, um anel de identificação é colocado no extintor, obedecendo a cor definida para o ano em vigor.

Como funciona um extintor de incêndio?

Como funciona um extintor de incêndio?

  1. Todo extintor possui um lacre na alavanca, que é puxado para ser solto antes do uso. ...
  2. A haste possui uma ponta afiada na outra ponta. ...
  3. Uma vez libertado pela alavanca, o gás escapa pela parte de cima do tubo e se expande rapidamente dentro do cilindro.

Como funciona um extintor de incêndio de CO2?

O extintor de CO2 age extinguindo o fogo por meio do método de abafamento, expelindo CO2 e reduzindo a concentração de oxigênio no ar. O dióxido de carbono (CO2) é mais denso que o ar e desce sobre as chamas.

Como funciona um extintor de incêndio de gás carbônico?

O extintor de gás carbônico (CO,), por exemplo, afasta o oxigênio da área que está queimando e apaga o fogo. É recomendado principalmente para apagar incêndios em equipamentos elétricos, porque não conduz eletricidade. Mas, em locais abertos, sua ação fica comprometida pelo vento.

Como identificar um extintor de incêndio?

Cada agente é indicado para um tipo de incêndio, separados em classes, conforme abaixo:

  1. Classe A: incêndios ocorridos em materiais fibrosos ou combustíveis sólidos. ...
  2. Classe B: incêndios ocorridos em combustíveis líquidos ou gases combustíveis. ...
  3. Classe C: incêndios ocorridos em materiais energizados.

Qual a diferença entre os extintores?

A principal diferença entre esses tipos de extintores está na composição do pó químico que é utilizado para extinguir o incêndio. Os extintores BC utilizam o Bicarbonato de Sódio como principal agente, e os extintores ABC usam a Amônia e seus derivados como principal componente químico.

Quais são os tipos de extintor de incêndio?

Quais são as Classes de Incêndio dos Extintores

  • Classe A – Aparas de papel e madeira.
  • Classe B – Líquidos inflamáveis.
  • Classe C – Equipamentos elétricos.
  • Classe D – Metais combustíveis.
  • Classe K – Óleos e gorduras.

Quando usar cada tipo de extintor?

- Extintor com gás carbônico: indicado para incêndios de classe C (equipamento elétrico energizado), por não ser condutor de eletricidade. Pode ser usado também em incêndios de classes A e B. - Extintor com pó químico seco: indicado para incêndio de classe B (líquido inflamáveis). Age por abafamento.

Para que serve cada tipo de extintor de incêndio?

Existem vários tipos de extintores de incêndio. Cada extintor serve para um tipo de classe de incêndio. ... Funciona também para incêndios classes A e B, agindo por abafamento e resfriamento. Tipo de extintor com Água (H20) – serve para incêndios em madeira, papel, tecido e materiais sólidos – classe A.

Qual o melhor extintor de incêndio?

Em caso de incêndios provocados por materiais de fácil combustão, líquidos inflamáveis e relacionados à eletricidade, o ideal é usar extintor de incêndio abc. Com esse equipamento, sua residência ou empresa está segura no momento de extinguir um desses três tipos de incêndios, que estão entre os mais comuns.

Em que classe de fogo deve ser usado o extintor tipo dióxido de carbono?

USO DE EXTINTORES PORTÁTEIS O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início. O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C.

Qual a classe da gasolina?

Classe B – Assim são classificados os incêndios em líquidos, gases inflamáveis ou sólidos que se liquefazem. São exemplos materiais como gasolina, óleo, querosene, parafina, tintas, graxas, GLP. Em incêndios causados por esse tipo de produto não se pode utilizar extintores à base de água.

Quais são os materiais que queimam na classe C?

Já os pertencentes à classe de fogos conhecida com “C” englobam incêndios em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas, quadros de força, transformadores, computadores ou qualquer que seja o material de uso em aplicações de energia elétrica.

Qual a classe de incêndio dos materiais radioativos?

Classe C: fogo que ocorre em equipamentos elétricos energizados, tais como: máquinas, motores, etc. Classe D: fogo que ocorre em materiais metais pirofóricos, tais como: magnésio, alumínio em pó, zinco, etc. Classe E: fogo em materiais radioativos, exemplo: setores de Raios-X, radioterapia e quimioterapia.