1. Pessoa que tem padrinho ou madrinha (de baptismo , casamento, etc.). 2. [Figurado] Protegido.
substantivo masculino Quem tem um padrinho ou madrinha: ele é meu sobrinho e afilhado. Aquele que, através de um batizado, formatura ou casamento, passou a possuir um padrinho ou uma madrinha. [Figurado] Aquele que está sob a proteção de alguém; quem se adotou como filho.
Assumir um compromisso Em caso dos pais morrerem, cabe aos padrinhos assumirem a responsabilidade de criar o afilhado. Portanto, ser padrinho não se resume em dar presentes, mas em estar envolvido na criação e no direcionamento da criança, auxiliando os pais com conselhos e apoio.
Meu afilhado, quero que saiba que assim como sempre fiz quando você era pequeno, estarei aqui para dar um abraço amigo sempre que precisar. Afilhadinho, saiba que sempre estarei aqui por você. Não importa quando, nem onde e nem a hora. Querido afilhado, quero que seja sempre assim, você ao meu lado e eu ao seu.
Madrinha é o nome dado a figura de um indivíduo do sexo feminino que se compromete em cuidar e proteger algo ou alguém, a partir do ritual do apadrinhamento. As relações entre madrinha e afilhado (nome dado para a pessoa que é apadrinhado) são comuns no âmbito religioso.
A madrinha é uma figura que pode ser uma mistura da mãe com a de uma amiga íntima. É preciso agir com sensatez e não escolher qualquer pessoa. Mesmo que tenhamos uma boa relação com alguém, talvez essa pessoa careça de responsabilidade ou de meios suficientes para desempenhar esse papel na vida dos nossos filhos.
Seja ele no casamento, ou no batismo de criança, a função é a mesma: cuidar e ajudar! Portanto, quando uma pessoa é convidada para ser padrinho ou madrinha de um casal tem que ter em mente que deve ajudá-los e cuidar deles para que mantenham a harmonia e o amor.
Na celebração do batismo, o padrinho e a madrinha se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã. ... E do padrinho e da madrinha exige o compromisso de ajudar o afilhado, com a palavra e com o exemplo, a viver sua vida cristã.
Agradeço por todas as coisas que você me proporciona desde sempre. Adoro você, madrinha! Pelos olhos com que enxergo o mundo maravilhoso que me rodeia; por todos os outros sentidos, por poder fazer uso deles e por este coração que bate de alegria e esperança, eu Te agradeço, meu Deus!
Os padrinhos não falam nada no batizado. Os pais passam a criança para os braços dos padrinhos, enquanto eles seguram ela, o padre pronuncia solenemente a fórmula batismal, e derrama água sobre a cabeça da criança. Em algumas igrejas, durante a cerimônia a madrinha carrega a criança e o padrinho fica ao seu lado.
– Óleo e água –A madrinha conduz a criança até a pia batismal e o padre derrama, com uma jarra, a água sagrada em sua cabeça, dizendo as preces do batismo: 'Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo'. Tal gesto representa vida nova e confirma que a criança está batizada.
Por norma são dois padrinhos, um casal é o mais usual, a madrinha segurará o bebé no colo, ela terá na mão um ramo da Arruda, ou alecrim e o padrinho uma vela branca acesa. Uma bacia ou um copo com água (preferência água Benta). e Maria Santíssima”). Umas pessoas dão gotas da água para a criança tomar.
Na Igreja Católica, o mais comum é o batismo não ser de imersão, como em outras igrejas, mas de "aspersão". Isso significa que, em geral, se molha apenas a cabeça da criança. A criança, no colo da madrinha, fica posicionada sobre a pia batismal, onde o padre derrama água com uma jarra sobre a testa da criança.
É necessário a entrega de alguns documentos para que o batismo seja realizado, estes documentos são:
Cada criança pode ter um só padrinho ou uma só madrinha, ou então um padrinho e uma madrinha. Ser escolhido pelo batizando ou pelos pais ou por quem as vezes destes fizer. Ter completado os dezasseis anos de idade.
No momento da conversão somos justificados gratuitamente pelo sacrifício de Jesus. ... Por isso a igreja evangélica não aceita o batismo de crianças, além de não ter batismo de criança na Bíblia a conversão deve acontecer na idade em que a pessoa já sabe discernir o que é certo e o que é errado!
Segundo os evangélicos, é natural seguir a ordem; batizar alguém que tenha se tornado um discípulo antes, o que não é possível com um bebê ou uma criança. No Novo Testamento, as referências aos batizados referem-se apenas a adultos que experimentaram um novo nascimento.
Segundo algumas denominações cristãs, entre as quais a Católica, a Luterana e a Reformada, o batismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Como tal vai proporcionar ao batizando a bênção e a graça de Deus.
Espiritismo. A doutrina espírita não segue rituais e não adota o batismo. Segundo o Instituto Chico Xavier, a justiça divina para aqueles que foram caridosos e seguiram a vontade de Deus não está condicionada ao fato de eles terem sido ou não batizados.
Símbolos do Batismo
Jesus encontrou João Batista anunciando a palavra de Deus nas margens do rio Jordão e lá foi batizado por ele, marcando o início de seu ministério.
Encontra raízes no latim tardio como baptismus, sendo adaptado do grego baptismós. Segundo os Evangelhos de Mateus, Lucas, Marcos e João, o pregador João Batista foi precisamente aquele que batizou Jesus nas águas do rio Jordão. ...
Jesus só foi batizado quando TODO o povo foi batizado (Lc 3:21), no ano 33, quando tinha 46 anos de idade.