O funcionamento do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável. A circunferência de rosca ("tambor") é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm a 0,001mm.
A resolução de uma medida tomada em um micrômetro corresponde ao menor deslocamento do seu fuso. Para obter a medida, divide-se o passo pelo número de divisões do tambor. Assim, girando o tambor, cada divisão provocará um deslocamento de 0,01 mm no fuso.
Para calcular a sensibilidade S do paquímetro (em milímetros ou polegadas), divide- se o menor valor da escala fixa (régua) pelo número de divisões da escala móvel (Vernier ou Nônio).
A resolução máxima que um paquímetro analógico pode ter é 0,10 milímetros./span>
Conforme MSA, 4ta edição, página 17 a sensibilidade de um instrumento é o sinal de entrada menor que resulta em um sinal de saída detectável. É a capacidade de resposta do sistema de medição nas mudanças na característica medida./span>
Resposta: Sensibilidade: ... Se o instrumento mede massa em gramas; a resolução, a sensibilidade ou a discriminação está expressas em gramas de massa. A diferença é que em alguns casos se fala de menor variação dos valores reais (sinal de entrada) que podem ser detectados ou indicados (sinal de saída)./span>
Embora não seja possível compensar o erro aleatório de um resultado de medição, ele pode geralmente ser reduzido aumentando-se o número de observações. Sua esperança ou valor esperado é zero. O erro sistemático, assim como o erro aleatório, não pode ser eliminado, porém ele, frequentemente, pode ser reduzido.
Fontes de erros de medição
São os erros causados pelo método de medida ou por instrumentos defeituosos e que possam ser, após análise dos resultados experimentais, reduzidos por um melhor planejamento do experimento ou pelo uso de equipamentos mais sofisticados ou pelo desenvolvimento de uma técnica mais adequada!/span>
1 Paquímetro: erros de leitura, utilização e conservação 2 Erros de leitura Além da falta de habilidade do operador, outros fatores podem provocar erros de leitura no paquímetro, como, por exemplo, a paralaxe e a pressão de medição.
Essa falta de conhecimento contribui para a incerteza do resultado da medição, assim como contribuem as variações das observações repetidas e qualquer incerteza associada com o próprio modelo matemático. Erros, efeitos e correções: Em geral, uma medição tem imperfeições que dão origem a um erro no resultado da medição.
Na grande maioria dos casos, o resultado da medição é determinado através de uma série de leituras obtidas sob condições de repetitividade. Variações obtidas nas leituras repetidas são consequência de fatores que afetam os resultados das leituras.
É importante ser reconhecida, pois indiferente do lugar, país, continente em que se encontre o sistema de medição; se for internacional SI, a comunicação pelo resultado será igual independente do país./span>