Entre as regiões que os celtas instalaram-se estão a Península Ibérica (atual Portugal e Espanha); a Gália, região da atual França; as ilhas britânicas, onde hoje fica a Irlanda e o Reino Unido; a Trácia, no leste europeu (atual Bulgária); e a Ásia Menor, na atual Turquia.
O galês — também chamado câmbrico e címbrico por seus próprios falantes — é o dialeto da região de Gales e uma das mais conhecidas variantes da língua Celta. Divide-se em velho, médio e moderno galês (ver Literatura galesa).
Os Druidas foram os povos de origem indo-européia que habitava extensas áreas da Europa pré-romana, eram sacerdotes do lendário povo celta. Hoje é uma das vertentes do paganismo, o druidismo. O Druidismo é um caminho espiritual de natureza pagã, todo druida é um pagão.
Druidas (no feminino druidesas ou druidisas) eram pessoas encarregadas das tarefas de aconselhamento e ensino, e de orientações jurídicas e filosóficas dentro da sociedade celta. ... Assim, druida significaria aquele(a) que tem o conhecimento do carvalho.
Rá (do português Ré) é o Deus Egípcio do Sol sendo a principal divindade da religião egípcia.
Amon-Rá
Há algumas versões sobre o nascimento de Rá na mitologia egípcia. De acordo com uma delas, Rá teria surgido no Oceano Primordial (Nun), dentro das pétalas de uma flor de lótus. Todos os dias, Rá saía de lá e só voltava à noite, quando as pétalas se fechavam novamente para guardá-lo.
O deus Sol era entendido em quatro fases: a primeira ao nascer do sol, recebendo o nome de Khepri (ou Kopri); a segunda ao meio-dia, sendo contemplado como um pássaro ou um barco a navegar; a terceira ao pôr-do-sol, visto como um homem velho que descia à terra dos mortos; na quarta fase, durante a noite, era visto como ...
1. Festa pagã Por extensão, festa imoral, mundana, a qual contraria os preceitos cristãos, promove bebidas alcoólicas, fumos, sexos, nudezes, palavrões, idolatrias, satisfaz os desejos carnais e outras coisas. O plural de FESTA PAGÃ é FESTAS PAGÃS.