O escurecimento enzimático ocorre devido a presença da enzima polifenoloxidase (PPO), uma enzima que catalisa a oxidação de compostos fenólicos, produzindo pigmentos escuros em cortes ou superfícies danificadas de frutas e hortaliças.
A ação dessa enzima em várias frutas e vegetais in natura acarreta perdas econômicas consideráveis, além de diminuição da qualidade nutritiva e alteração do sabor (ARAÚJO, 1999).
A peroxidase (POD) é do grupo das oxidoredutases, sendo capaz de catalisar um grande número de reações oxidativas em plantas usando peróxido como substrato, ou, em alguns casos, oxigênio como um aceptor de hidrogênio. Em vegetais, a peroxidase induz a mudanças negativas de sabor durante a estocagem.
As estratégias de prevenção do escurecimento enzimático durante as operações iniciais de processamento, como o descascamento e corte de frutas e vegetais, são a diminuição do pH (acidificação) do meio, uso de compostos químicos sulfurados e o branqueamento (pré-tratamento com aplicação de calor) [8].
Temperatura: Seguindo o comportamento das reações químicas, a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura. Entretanto, a velocidade da reação aumenta até um máximo, após determinada temperatura a velocidade declina rapidamente, mesmo aumentando a temperatura.
A utilização de temperatura mais elevada (22°C) no início da germinação, com posterior decréscimo dela para 17°C é o programa de temperatura mais efetivo para a ativação do metabolismo, síntese e atividade enzimática.
A maior parte das vitaminas nas reações enzimáticas, atua como co-fatores. Dessa forma, as vitaminas apresentam uma função bioquímica muito importante, pois auxiliam as enzimas a realizarem a catálise das reações químicas, diminuindo o tempo de reação.
As vitaminas são substâncias orgânicas que o corpo necessita em pequenas quantidades, que são indispensáveis ao funcionamento do organismo, já que são essenciais para a manutenção se um sistema imunológico saudável, bom funcionamento do metabolismo e para o crescimento.
Por isso, prefira ingerir a Coenzima Q10 em Cápsulas Nutriblue próxima de alguma refeição contendo alguma gordura boa. Para fins de performance esportiva, recomenda-se ingerir uma cápsula 30 minutos antes da atividade física e outra à noite, para reparo muscular.