O carbonato de cálcio não deteriora o concreto, porém durante a sua formação consome os álcalis da pasta (ex: Ca(OH)2 e C-S-H) e reduz o pH. O concreto normalmente possui pH entre 12,6 e 13,5. Ao se carbonatar, estes números reduzem para valores próximos de 8,5.
E como tratar? É possível remover a eflorescência fazendo uma limpeza com ácido acético. Contudo, dependendo do nível de degradação, pode ser necessário fazer uma nova camada de revestimento. Já para evitar que a eflorescência apareça novamente, é preciso descobrir por onde a água está infiltrando.
O que são as patologias do concreto As doentes podem ser descritas como aquelas que tiveram problemas em um dos estágios de seu desenvolvimento. ... As patologias por ataques químicos e ambientais às estruturas de concreto podem ter origem nas falhas de projeto, de execução, uso inadequado e falta de manutenção.
Escarificação preliminar das superfícies com objetivo de garantir boas condições de aderência entre a peça existente e o reparo, retirando-se todo o material deteriorado e desagregado.
CAUSAS DAS FISSURAS NO CONCRETO “Já na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura, o mau uso da estrutura (sobrecargas), falhas no dimensionamento e cura deficiente”, lista o engenheiro do Ibape-SP. Fissuras podem surgir, também, por conta de recalques de fundações.
Um vazamento na laje, por exemplo, leva a oxidação do ferro que aumenta de tamanho e empurra uma parte do concreto. É aí que ocorre o desplacamento e surgem as rachaduras na parede. Esse é um dos principais sinais para identificar uma infiltração, além de manchas de cores avermelhadas na parede e bolhas na pintura.