A permutação cromossômica ou fenômeno crossing-over, representa uma troca natural e recíproca de fragmentos entre cromátides homólogas.
O crossing over possibilita uma maior variabilidade genetica nos cromossomos que terminarão de sofrer meiose, pois como nele ocorre troca de pedaços entre cromossomos homólogos, esses cromossomos com o pedaço do outro, fica com alguns genes diferentes do seu, aumentando assim, a variabilidade genetica nas especies , e ...
Também chamada de permutação ou crossing-over, ela ocorre durante o processo de divisão celular denominado meiose, processo esse que ocorre na formação, por exemplo, dos gametas humanos. Na recombinação gênica ocorrem quebras nos cromossomos e trocas de pedaços entre as cromátides homólogas.
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.
Sabemos que as células humanas, por exemplo, apresentam 46 cromossomos, portanto, aquelas que sofrem meiose têm apenas 23 cromossomos. Nos animais, a meiose ocorre na formação dos gametas. Isso significa que o processo de meiose acontece no corpo humano apenas para formar espermatozoides e óvulos.