O nucleotídeo do RNA diferencia-se do DNA na pentose e na base nitrogenada. A pentose do RNA é a ribose, e do DNA é a desoxirribose. No RNA, como base nitrogenada, temos citosina, adenina, guanina e uracila. No DNA, temos citosina, adenina, guanina e timina.
01. é um ácido nucleico constituído por derivados de glicídios da classe das hexoses, do ácido fosfórico e das bases nitrogenadas, sendo esses compostos orgânicos. 02. é constituída por duas cadeias polinucleotídicas unidas por ligações fosfodiéster.
O aspecto torcido do DNA, que dá o seu formato helicoidal, é resultado de interações entre as moléculas que compõem o DNA e a água. As bases nitrogenadas que compõem os degraus da escada espiral são mantidas unidas por ligações de hidrogênio. A adenina é ligada com a timina (AT) e a guanina com a citosina (GC).
Um nucleotídeo é feito de um açúcar (desoxirribose), um grupo fosfato, e uma das quatro bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), guanina (G) ou citosina (C). As bases C e T, que têm apenas um anel, são chamadas de piridiminas, enquanto as bases A e G, que têm dois aneis, são chamadas de purinas.
O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo. ... Nesse sentido, hoje é possível colocar genes de uma célula em outra através da técnica do DNA recombinante e a partir daí produzir transgênicos, vacinas e medicamentos.
O RNA, como dito anteriormente, é o responsável por garantir a síntese de proteínas. Nesse processo, o RNAm é lido nos ribossomos, e o RNAt carrega os aminoácidos necessários para formar a proteína.