Peptídeos são moléculas formadas pela ligação de dois ou mais aminoácidos que compõem as proteínas. Eles funcionam como uma espécie de alerta para a pele que está sofrendo a perda de proteínas, especialmente as fibras de colágeno e elastina, e, ao mesmo tempo, estimula a produção de novas.
Hormônios lipossolúveis e hidrossolúveis É o caso dos esteroides e dos hormônios da glândula tireóidea (ou tireoide). Hormônios hidrossolúveis: são solúveis em água. Como os hormônios proteicos e a adrenalina (produzida na glândula suprarrenal).
Classificação dos peptídeos
Hormônios peptídeos e hormônios proteicos são hormônios cujas moléculas são peptídeos ou proteínas, respectivamente. Estes últimos têm cadeias de aminoácidos mais compridas do que os primeiros. Esses hormônios têm um efeito sobre o sistema endócrino de animais, incluindo os seres humanos.
Todos os demais hormônios são proteicos. Esta é a principal classe de hormônios e incluem hormônio de crescimento, insulina, ocitocina, vasopressina, glucagon, etc. Por serem proteicos esses hormônios são hidrofílicos. Existem algumas diferenças básicas entre os hormônios esteroides e proteicos.
Dos hormônios citados no enunaciado da pergunta o único que não é um peptídico é a Tiroxina, produzida na Tireóide. Existem quatro grupos químicos de hormônios: peptídeos, esteróides, aminas e eicosanóides.
Tipos de receptores Receptores são de vários tipos, mas eles podem ser divididos em duas categorias: receptores intracelulares, os quais são encontrados dentro da célula (no citoplasma ou no núcleo), e receptores de superfície celular, os quais são encontrados na membrana plasmática.
Quais são os principais hormônios e o que fazem?
As crucíferas (couve, brócolis, couve-flor) também são aliadas, pois têm fitoquímicos que ajudam a bloquear a produção do mau estrogênio. Já as frutas vermelhas, chá-verde e cereais integrais, que carregam boa quantidade de polifenóis, contribuem para reduzir a quantidade do hormônio no sangue.