Como vocês puderam ler, graças a todo esse rolo, os coreanos não gostam muito dos japoneses. Principalmente os mais velhos que viveram isso. E a ocupação japonesa foi marcada pela violência e pela tentativa de modificações na cultura com a substituição do coreano por japonês nas escolas.
Os conflitos do Japão com a China foram consequência de uma postura imperialista surgida no governo de Tóquio a partir do século XIX. Até a segunda metade do século XIX, o Japão era um país semifeudal e economicamente isolado do mundo. Esse quadro alterou-se com a Restauração Meiji de 1868.
A China persistiu na guerra duradoura, o que apoiou o combate dos Aliados e promoveu o estabelecimento da aliança antifascista no mundo. O país também dedicou esforços indispensáveis para o estabelecimento da nova ordem internacional pós-guerra e para a criação de organizações internacionais, incluindo a ONU.
A força de trabalho do Japão contribuiu significativamente para o crescimento econômico. Antes e imediatamente após a Segunda Guerra Mundial, a transferência de numerosos trabalhadores agrícolas para a indústria moderna resultou no aumento da produtividade e apenas em aumentos salariais moderados.
Após as bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki, os Estados Unidos conseguiram forçar o império japonês a se render e aceitar os termos da Declaração de Potsdam, proposta pelos Aliados. ... Esse processo de reconstrução econômica do país foi realizado, em parte, com ajuda financeira americana.
O ataque à base naval estadunidense de Pearl Harbor, realizado em 7 de dezembro de 1941, marcou o início do conflito entre Estados Unidos e Japão durante a Segunda Guerra Mundial.
As guerras foram o meio que os japoneses encontraram para conquistar territórios de outros países do Oriente. No final do século XIX e começo do XX, o Japão se envolveu em vários conflitos militares, cujo principal objetivo era a conquista territorial no Oriente.
Foi na Era Meiji que o Japão começou a dominar o conhecimento para a criação de suas primeiras indústrias. Hoje, o Japão é uma das maiores potências econômicas do mundo. Historicamente, o Japão esteve isolado do Ocidente até a chegada das primeiras embarcações mercantilistas portuguesas, em 1542.
O ataque japonês visava promover a destruição da frota americana presente no Pacífico para conseguir a sua expulsão das Filipinas, ou de qualquer outro lugar que Estados Unidos estivessem presentes no continente asiático. Isso garantiria o fim do embargo sofrido pelo Japão às importações de petróleo.
A utilização das bombas atômicas foi resultado da indisposição americana em invadir a ilha japonesa, pois ela resultaria em milhares de mortes de soldados americanos. ... Com a negativa do Japão de se render, os Estados Unidos utilizaram suas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.
O ataque japonês ao porto de Pearl Harbor, no território norte-americano do Havaí, foi extremamente importante para a entrada dos Estados Unidos no Conflito, possibilitando que os aliados vencessem a guerra.