A dismenorreia é caracterizada por dor uterina importante durante o período menstrual, podendo ser primária ou secundária (decorrente de causas orgânicas).
A endometriose intestinal pode acontecer e surge quando o tecido endometrial, que reveste o interior do útero, começa a crescer no intestino, causando aderências. Esse tecido também responde aos hormônios, e por isso sangra durante a menstruação.
Metrorragia – É o sangramento uterino que ocorre fora do período menstrual; Menometrorragia - É o sangramento que ocorre durante o período menstrual e fora dele. É típico dos miomas subserosos ou pólipos endometriais. Começa como uma hipermenorréia ou menorragia e com o evoluir, transforma-se em menometrorragia.
O tratamento das metrorragias depende das causas do problema. Conforme o caso, podem ser prescritos hormônios, antibióticos ou a remoção do DIU. Em alguns casos, como o de tumores, por exemplo, pode ser necessária a cirurgia e até mesmo a retirada do útero .
O principal sintoma da metrorragia é a perda de sangue pela vagina, fora do período menstrual, de características diferentes daquele sangramento fisiológico, tais como duração, quantidade e aspecto.
O sangramento vaginal é uma queixa relativamente comum no departamento de emergência (DE); na maioria das vezes, sua origem é uterina. Os diagnósticos diferenciais incluem gravidez, anormalidades estruturais (por exemplo, pólipos, miomas), endometrite, coagulopatias, traumas e várias outras causas.
O principal sintoma de hemorragia menstrual é a perda de sangue excessiva que dura mais de 7 dias....No entanto, podem surgir outros sintomas além do sagramento, como:
Por isso, use camisinha em todas as relações sexuais! Sangramentos de escape são normais e, na maioria das vezes, não trazem nenhum malefício para a saúde. A principal causa é o uso de anticoncepcional hormonal, principalmente se você começou a tomar há pouco tempo.
O sangramento de nidação, quando acontece, normalmente dura de poucas horas até cerca de 3 dias e o fluxo do sangramento não é grande e nem aumenta.
Enquanto a nidação ocorre pela ruptura de vasos devido à aderência do embrião no endométrio, a menstruação flui justamente pela ausência de embrião. Muitas mulheres confundem a nidação com a menstruação quando há a consumação de relação sexual durante o período fértil – no 14º dia do ciclo menstrual.