Os plasmalogénios são fosfolípidos presentes nas membranas celulares que parecem ter relevância no estado de saúde e/ou doença nos humanos, dado as suas funções biológicas.
A molécula dos glicerofosfolipídios contém uma região polar, composta pelo grupo fosfato e seus substituintes, e uma parte apolar, devida aos ácidos graxos e glicerol. Por conterem fosfato, os glicerofosfolipídios e as esfingomielinas, são denominados fosfolipídios.
to view this website. Figura 1 - Estrutura química do colesterol. Os esteróis desempenham diversas funções celulares e estão presentes na maioria das membranas celulares das células eucariotas, sendo o colesterol (ver figura 1) o principal esterol das células animais.
Ao contrário do HDL, o LDL é uma lipoproteína de baixa densidade e transporta o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O LDL é considerado o colesterol do mau porque, com o nível elevado, permite o acúmulo de colesterol nas paredes internas das artérias.
As principais doenças que podem surgir com os níveis baixos de colesterol são Alzheimer, que está relacionada à perda de memória, e Parkinson, doença que atinge os movimentos do corpo causando tremores — ambas comuns em pessoas acima de 40 anos.