Colinérgico significa que é relacionado com Acetilcolina, assim um neurónio é colinérgico quando segrega acetilcolina. Todos os neurónios pré-ganglionares do Sistema Nervoso Autónomo Simpático e Parassimpático e todos os neurónios pós-ganglionares do Parassimpático são colinérgicos.
Sistema cardiovascular: causa taquicardia ao bloquear a ação parassimpática sobre o coração, no entanto, quando é administrada em doses baixas, pode causar bradicardia inicial enquanto esse bloqueio não ocorre.
A Adrenalina, também conhecida como Epinefrina, é um hormônio liberado na corrente sanguínea que tem a função de atuar sobre o sistema cardiovascular e manter o corpo em alerta para situações de fortes emoções ou estresse como luta, fuga, excitação ou medo.
A epinefrina interage com os mesmos receptores que a norepinefrina, mas possui maior afinidade com os receptores α e β quando comparada à norepinefrina. A fenilefrina é um agonista puro do receptor α adrenérgico, e tem eficácia farmacológica análoga á da norepinefrina.
A adrenalina ou epinefrina é um hormônio simpaticomimético e neurotransmissor responsável por preparar o organismo para a realização de grandes feitos, derivado da modificação de um aminoácido aromático (tirosina), secretado pelas glândulas suprarrenais, assim chamadas por estarem acima dos rins.