Verificado por especialistas. O que realmente marcou a queda da ex União Soviética foi a queda do Muro de Berlim. Depois da queda do Muro de Berlim a União Soviética entrou em declínio e o mundo passou assim a ter conhecimento de somente uma grande potência econômica A.
A União Soviética foi dissolvida em 26 de dezembro de 1991, como resultado da declaração nº. 142-Н do Soviete Supremo da União Soviética. A declaração reconheceu a independência das antigas repúblicas soviéticas e criou a Comunidade de Estados Independentes (CEI).
A União Soviética (URSS), a partir da década de 1970, passou por uma crise econômica devido ao cres- cente gasto com a corrida armamentista e espacial disputada com os EUA, a defasagem tecnológica, a baixa produtividade agrícola e industrial, além da lentidão de tomada de decisões com uma rígida. burocracia.
Resposta. Resposta: Segundo a Aven, a queda dos preços do petróleo coincidiu com a desaceleração econômica, e essa tendência de longo prazo, juntamente com a queda dos preços do petróleo, levou ao colapso do modelo econômico soviético.
A década de 1970 demonstrou ao mundo que a União Soviética já não era mais a grande rival dos Estados Unidos, sua capacidade já havia sido reduzida consideravelmente. Os sinais de esgotamento econômico começaram a aparecer e isso se tornou evidente com a divulgação de problemas graves, como a falta de alimentos.
Em esfera internacional, a União Soviética buscou dar sinais para o fim da Guerra Fria. As tropas russas que ocupavam o Afeganistão se retiraram do país e novos acordos econômicos foram firmados junto aos Estados Unidos. ... A ação renovadora de Mikhail Gorbatchev criou uma cisão política no interior da União Soviética.