Em 1870, na Alemanha, a geografia surgiu como uma disciplina acadêmica e foi introduzida na universidade, o que, posteriormente, também ocorreu na França. ... Essa tendência da geografia ficou caracterizada como “geografia tradicional”.
A geografia já acompanha o homem desde os primórdios da sociedade, mas seu nome surgiu pela primeira vez na Grécia Antiga. No começo, ela era chamada de história natural ou filosofia natural. Mas foi o filósofo Eratóstenes de Cirene quem utilizou pela primeira vez o nome geografia e a expressão pensamento geográfico.
A Geografia enquanto ciência no sentido Moderno surge somente no século XIX. Na Antiguidade a Geografia desenvolve-se com os gregos. No Feudalismo grande parte de seus estudos estarão influenciados pelo conhecimento Teológico. Na Idade Moderna a Geografia se constitui Ciência com embates das “Escolas” alemã e francesa.
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
O mapa é o meio mais comum, e o mais fácil de transmitir informações geográficas, e os mapas antigos são importantes resquícios de nossa história. ... Mapas antigos fornecem muita informação sobre o que era conhecido em tempos passados, através deles podem conhecer até mesmo a base cultural de uma comunidade.