O sistema nervoso central (SNC), no homem, está formado pelo encéfalo e medula espinhal. O SNC se comunica com as diversas partes do corpo através do sistema nervoso periférico (SNP), constituído por nervos cranianos (12 pares) e raquidianos (31 pares) e também pelos gânglios nervosos.
O Sistema Nervoso Central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Nestes dois órgãos, existe a funcionalidade do armazenamento, processamento e interpretação das informações obtidas pelas células sensoriais no organismo.
Resposta. Na parte da medula central e coccígea onde mensagens para fazer os movimentos dos pés e flexção dos joelhos.
Todos os pares de nervos cranianos originam-se de núcleos no cérebro. Dois deles originam-se do prosencéfalo (olfatório [olfativo] e óptico), um tem o núcleo na medula espinhal (acessório), enquanto os restantes se originam do tronco cerebral.
Juntamente com o cérebro, a medula espinhal forma o sistema nervoso central (SNC). Ela é responsável por conduzir informações de diversas partes do organismo para o cérebro e deste para outras regiões, sendo responsável também pelos atos reflexos.
Cada segmento da medula espinal emite vários pares de nervos espinhais, que saem do canal vertebral através do forame intervertebral. Existem 8 pares de nervos espinhais cervicais, 12 torácicos, 5 lombares, 5 sacrais e 1 coccígeo (um total de 31 pares).
Cada nervo é composto de dois conjuntos de fibras nervosas, chamadas raízes dos nervos, as quais se ligam à parte dorsal (raiz dorsal) e à parte ventral (raiz ventral) da medula. A raiz dorsal contem somente fibras nervosas sensitivas, enquanto que a raiz ventral contem somente fibras nervosas motoras.
Da medula partem 31 pares de nervos raquidianos que se ramificam. Por meio dessa rede de nervos, a medula conecta-se com as várias partes do corpo, recebendo mensagens e vários pontos, enviando-as para o cérebro e recebendo mensagens do cérebro, o qual transmite para as várias partes do corpo.