EQST

Quais As Caractersticas Especficas Apresentadas Pelas Bactrias Gram-positivas Que As Diferenciam Das Gram-negativas?

Quais as características específicas apresentadas pelas bactérias Gram-positivas que as diferenciam das Gram-negativas?

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

Por que as bactérias Gram-positivas aparecem coradas de azul e as gram-negativas de rosa no método de coloração de Gram?

Quando submetidas às técnicas de coloração de Gram, as bactérias Gram-negativas apresentam uma coloração voltada para o vermelho porque o corante inicial não fixa na parede da bactéria após a descoração por causa da sua característica mais delgada, enquanto as bactérias Gram-positivas absorvem o corante e apresentam ...

Por que as bactérias Gram-positivas aparecem coradas de azul?

As Gram-positivas possuem parede celular com uma única e espessa camada de peptidoglicanos. Quando este tipo bacteriano entra em contato com a coloração de Gram adquirem a cor púrpura ou azul quando fixada com cristal violeta. Isto se explica porque estas bactérias retêm o corante presente nestas substâncias.

Qual o princípio da técnica de coloração de Gram?

O método da coloração de Gram é baseado na capacidade das paredes celulares de bactérias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram-negativas não o fazem.

O que causa a bactéria Gram positiva?

Os cocos Gram-positivos causam alguns tipos de infecção, incluindo: Infecções pneumocócicas. Infecções por Staphylococcus aureus. Infecções estreptocócicas.

O que é o Peptidoglicano?

O peptidoglicano, por vezes denominado mureína, é um heteropolissacarídeo ligado a péptidos presente na parede celular de procariontes. É formado por dois tipos de açúcares (o ácido N-acetilmurâmico e a N-acetilglucosamina) e alguns aminoácidos.

O que é a lise osmótica?

A citólise ou lise osmótica ocorre quando há um grande influxo de água no interior da célula, excedendo a capacidade da membrana celular e consequentemente causando sua ruptura, liberando seu conteúdo no ambiente extracelular.

O que é a lise celular?

Se o aumento de volume for muito acentuado, a membrana se rompe e o conteúdo da célula extravasa, fenômeno conhecido como lise celular. Quando colocadas em solução hipertônica, as células diminuem de volume devido à saída de água.

O que é uma solução de Lise?

PROCEDIMENTO PARA EXTRAÇÃO DE DNA: A solução de lise é assim denominada devido a sua função de rompimento da membrana plasmática e outras membranas. O detergente permite a desestruturação das moléculas de lipídios das membranas biológicas.

Qual dos tipos de replicação ocorre a lise celular?

Resposta. A reprodução ou replicação dos bacteriófagos, assim como os demais vírus, ocorre somente no interior de uma célula hospedeira. Existem basicamente dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Ocorre a lise, ou seja, a célula infectada rompe-se e os novos bacteriófagos são liberados.

O que é o processo de Deplasmólise?

Biol Processo osmótico em que a célula vegetal, em meio hipotônico, absorve água, recuperando sua turgescência, sem haver saturação, devido à presença da parede celular, que impede o rompimento da membrana plasmática dessa célula.