O jogo simbólico é, segundo Piaget (1978), a forma mais pura do pensamento egocêntrico que consiste num pensamento centrado na perspectiva do sujeito, dominado pela aparência perceptiva do real e centrado sobre um aspecto da informação. ... O jogo simbólico exerce um papel fundamental na vida da criança.
Dor de cabeça: uso prolongado de eletrônicos é considerado fator de risco para cefaleias e ainda está associado ao aumento das taxas de depressão e ansiedade. Alteração do sono: estudos mostram que jogar videogame à noite atrasa e encurta o tempo de sono noturno.
Jogos 'violentos' são aqueles em que os jogadores matam, mutilam ou decepam a cabeça ou membros do corpo de outros personagens. Este tipo de jogo pode alterar o comportamento das crianças e adolescentes. ... "Qualquer exposição a violência pode influenciar o psiquismo das crianças e adolescentes.
A conclusão do estudo é que, mesmo que os jogos violentos não impliquem necessariamente na reprodução de violências criminais ou na alteração neurológica, podem aumentar comportamentos e pensamentos agressivos, além de diminuir a capacidade de ter sentimentos de empatia.
Os jogos eletrônicos trazem muitos benefícios aos seus usuários, desde que tenham como objetivo principal influências positivas e utilizados corretamente. Eles melhoram o raciocínio, a lógica, a percepção motora, auxilia na tomada de decisão, além de melhorar as estratégias de seus jogadores.
Sucesso de eletrônicos entre os mais novos desafiam pais; especialistas dizem que não há relação direta entre jogos e comportamento agressivo, mas recomendam cuidados. ... A proibição reacende o debate sobre a influência dos brinquedos eletrônicos no comportamento de crianças e adolescentes.
Entretanto, pode ser algo extremamente prejudicial à sua saúde e qualidade de vida. Sentimentos comumente associados ao uso excessivo de jogos ligados à internet incluem irritabilidade, frustração, ansiedade, além de distúrbios do sono e isolamento social.
Esse gigantesco caldo financeiro é engrossado não apenas pelas fabricantes de consoles, mas também pelas produtoras e desenvolvedoras de games....As 10 empresas de games mais valiosas do mundo [vídeo]
Estudo descobre que games podem ter um forte impacto no cérebro dos adolescentes e alerta os pais para que supervisionem o tempo que seus filhos passam nos mundos virtuais. ... “Perguntar qual o efeito dos videogames é como perguntar os efeitos de ingerirmos comida. Jogos diferentes fazem coisas diferentes.
Percebeu-se que os jogos eletrônicos não influenciam na ausência de práticas de atividades físicas dos adolescentes. ... Identificou-se também a “esteriotipação” de: esporte saudável: na rua; jogar videogame: ruim à saúde, na relação atividade física e sedentarismo.
Os jogos eletrônicos influenciam de forma positiva nos adolescentes por aumentar a capacidade de raciocínio lógico, coordenação motora e ambidestra, percepção cognitiva, diversão, convívio com outras pessoas, interação, entre outros inúmeros benefícios.
Além de incentivar o estilo de vida sedentário e os maus hábitos alimentares, os games e jogos eletrônicos podem gerar outros problemas: o vício, o aumento da violência e de doenças como a depressão. É importante que as crianças passem tempo praticando esportes, atividades físicas e lazer fora da frente da TV.
Resposta: Explicação: O jogos eletrônicos passaram por uma série de transformações ao longo de sua história, graças aos avanços tecnológicos da área da computação e no desenvolvimento da internet. ... Depois, nos anos de 1990, apareceram os primeiros jogos online, muitos deles de RPG e outros temas variados.
As principais mudanças no videogame desde que surgiram vão desde a sua complexidade até a qualidade dos jogos. ... A complexidade das historias e a conectividade que os jogos atuais demonstram também são grandes mudanças, é comum que jogos atualmente gerem livros, ou sejam adaptações de livros.