Principais autores e obras do Humanismo
A diferença principal entre o Trovadorismo (século XII e XIII) e o Humanismo (séculos XIV a XV) consiste no fato de que no humanismo o homem passou a ser mais crítico e menos sonhador, como no trovadorismo. No humanismo valorizavam-se mais as atitudes do homem. Leia também: ... Cantigas de Amor do Trovadorismo.
É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente. Nesse contexto, surgiram as cantigas trovadorescas ou provençais.
Trovadorismo foi um movimento literário e poético que surgiu na Idade Média no século XI. Foi o primeiro movimento literário da língua portuguesa, pois dele surgiram as primeiras manifestações literárias. ... Marcou-se o início do Trovadorismo na Península Ibérica com a Cantiga da Ribeirinha, em 1198 ou 1189.
As Cantigas de Amigo têm origem galego-lusitana. As Cantigas de Amor têm origem provençal.
As cantigas de amor surgiram entre os séculos XI e XIII influenciadas pela arte desenvolvida na região da Provença, no sul da França. A influência do lirismo provençal foi intensificada com a chegada de colonos franceses na Península Ibérica e que foram lutar contra os mouros ligados a Provença.
A cantiga de amor é um tipo de composição literária da Idade Média, própria da poesia galego-portuguesa medieval. Deriva da canção da literatura trovadoresca em occitano.
O ambiente das cantigas de amor é sempre o palácio, com o trovador (eu lírico masculino) declarando seu amor por uma dama da nobreza, sempre referida como senhor, isto é, senhora (em galego-português não tinham feminino). Daí o relacionamento respeitoso, cortês.
As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo. O principal tema desse tipo de cantiga é o amor não correspondido.
As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.
As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.
As cantigas de roda são músicas folclóricas cantadas em uma roda. Também conhecidas como cirandas, elas representam aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares. Pelo fato de serem cantadas e dançadas nas brincadeiras infantis, são constituídas de textos simples, repetitivos e ritmados.
“A musicalização para crianças favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação”, comenta o professor de Música ...
As cantigas acumulativas são músicas da cultura popular, de tradição oral, transmitidas de geração em geração. Elas fazem parte do universo infantil e são usadas em muitas brincadeiras. Sua principal característica é a repetição de versos: a cada estrofe, repetem-se versos das estrofes anteriores.
Cantigas de roda (também conhecidas como cirandas ou brincadeiras de roda) são brincadeiras infantis, mas que caem no gosto dos adultos também. As crianças formam uma roda de mãos dadas e cantam melodias folclóricas, podendo executar ou não coreografias acerca da letra da música.
Escravos de Jó
Acredita-se que a cultura negra tenha se apropriado da figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os guerreiros que faziam o zigue zigue zá, seriam os escravos fugitivos que corriam em ziguezague para despistar o capitão-do- mato. ... Brincadeiras de origem africana que se tornaram parte da cultura brasileira.
Objetivo: promover a integração do grupo, o senso de responsabilidade, a visão do todo, a persistência e o trabalho em equipe. ... A tarefa estará concluída quando o grupo, cantando a música, conseguir manter a harmonia e concluir a atividade sem que nenhum participante erre na passagem do objeto.
O mais provável é que a cultura negra tenha se apropriado de sua figura para simbolizar o homem rico da cantiga de roda. Os escravos que faziam o zigue zigue zá seriam os fujões, que corriam em ziguezague para despistar os capitães-do-mato.
Escravos de Jó é um jogo infantil de cantiga de roda que exige, principalmente, as habilidades de agilidade e concentração. Formada a roda, as crianças (ou jogadores) permanecem paradas, podendo inclusive ficar sentadas, com um objeto igual para todos (pedrinhas, copo, caneca, etc), na mão direita.
Bruno Feydit
Caxangá tem vários significados, mas nada de jogo. Pode ser um crustáceo (parecido com um siri), um chapéu usado por marinheiros, e há até uma definição indígena: segundo o Dicionário Tupi-Guarani-Português, de Francisco da Silveira Bueno, caxangá vem de caá-çangá, que significa “mata extensa”.
O zabelê ou zebelê (Crypturellus noctivagus zabele) é uma ave brasileira da família dos tinamídeos, medindo entre 33 a 36 cm.
Significado de Zabelê substantivo feminino Ave brasileira da família da perdiz e da codorna. Habita as matas existentes desde o Piauí até o Rio Grande do Sul, sendo que no centro e sul do país é mais conhecida pelo nome jaó.
Jó: Significa "hostilizado", "perseguido" ou possivelmente "homem voltado para Deus". Jó é um nome com origem no hebraico 'Iyyov. ... Outros sugerem que o nome Jó está ligado a um verbo árabe que significa "voltar", e por isso quer dizer "aquele que se volta (para Deus)".