Hidrografia é a ciência que estuda as águas existentes no planeta e suas propriedades físicas e químicas, como movimento, cor, temperatura, transparência, volume etc.
A hidrosfera é a camada de água da superfície terrestre que inclui desde rios, lagos e oceanos até lençóis de água subterrânea, geleiras e o vapor de água da atmosfera. ... Hidrografia é a parte da Geografia que estuda as águas do planeta.
Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. O termo hidrosfera vem do grego: hidro + esfera = esfera da água. ... Incluem-se na hidrosfera todos os organismos vivos que habitam na água ou dependem dela e também todos os habitats aquáticos.
Toda parte líquida do planeta Terra é denominada de hidrosfera, tendo como maior representante os oceanos. A hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos.
A hidrosfera é uma das mais importantes porções da biosfera e do sistema terrestre, pois envolve tudo aquilo que é composto por água. A hidrosfera corresponde a toda composição de água da Terra, envolvendo lagos, rios, mares, oceanos, águas subterrâneas, umidade de ar e outros elementos.
Hidrosfera é a esfera de todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra. ... A hidrosfera e a atmosfera juntas permitem a vida no planeta, tendo sido também os agentes formadores dos mais importantes combustíveis fósseis: o petróleo e o carvão.
A Hidrosfera – do grego hidro, que significa água – é a porção da esfera terrestre composta por água nos estados sólido, líquido e gasoso. ... A água possui uma importância sem igual para o ser humano e demais formas de vida existentes em nosso planeta, pois todo ser vivo precisa de água para sobreviver.
É vital para a vida na terra a importância da hidrosfera, visto que a hidrosfera trata-se do conjunto das camadas líquidas que cobrem grande parte da superfície da terra e que abrangem as formas de água.
A atmosfera terrestre possibilita o efeito estufa, responsável pela manutenção da vida na Terra. Essa camada de ar impede que o calor proveniente do Sol retorne ao espaço rapidamente, evitando, assim, grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
Litosfera: também chamada de crosta terrestre, a litosfera é a camada superficial sólida do nosso planeta, sendo composta pelas rochas, pelo solo e pelas formas de relevo. É nela que habitamos, construímos nossas sociedades, cultivamos nossos alimentos e realizamos nossas práticas econômicas.
A biosfera é o agrupamento de todos os elementos naturais que favorecem e dão condições para a manutenção da vida no planeta. A “esfera da vida” ou biosfera é constituída por três elementos naturais de extrema importância para a vida na Terra, nesse caso estão a hidrosfera, atmosfera e litosfera.
A Terra é uma planeta que deu certo: a abundância de água e de carbono foram essenciais para o surgimento da vida por aqui. A distância do Sol, as camadas da atmosfera, a gravidade, a temperatura média, a influência da Lua e várias outras características são ideais para a manutenção dos seres vivos.
A biosfera, ou esfera da vida, resulta das relações existentes entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. Tais relações são muito antigas, na realidade, sua origem é de vários milhões de anos. ... Nesse jogo, os diversos elementos que compõem a biosfera se influenciam mutuamente.
AS QUATRO ESFERAS DA TERRA Existem quatros “esferas” que compõem o nosso planeta. Elas não são esferas propriamente ditas, mas fazem parte da estrutura da Terra, são elas: atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera.
A litosfera é um suporte para a atividade humana, pois é onde se desenvolve várias atividades como a extração de recursos naturais e a transformação de bens de consumo. ... O solo é a porção superficial da litosfera, formado por elementos inorgânicos, gerados no processo de intemperismo e orgânicos.
"Da maneira como entendemos a vida na Terra, para haver vida é necessário haver três ingredientes: água líquida; uma certa química, principalmente a química orgânica do carbono, com moléculas capazes de fazer ligações; e energia, que aqui na Terra é principalmente fornecida pela luz do sol", explicou o cientista.
"Todas as formas de vida que conhecemos se compõem, principalmente, de seis elementos: carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, enxofre e fósforo", afirmou Felisa Wolfe-Simon.
As características do planeta Terra que tornam possível a vida são a atmosfera, que contém vários gases nomeadamente o oxigénio que é essencial à vida e que também filtra grande parte das radiações ultravioletas do sol, controla a temperatura, e protege-nos dos corpos celestes que possam atingir a Terra, a água líquida ...
A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura externa, há também a interna que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.