O Brics é uma plataforma muito importante para o Brasil recuperar sua economia assim como para participar na governança econômica global. Todos os membros são mercados enormes, especialmente China e Índia com uma grande população.
Alguns índices econômicos apontam que os integrantes do BRICS tem potencial para se tornarem economias dominantes em pouco tempo porque são os países com crescimento econômico mais rápido nos últimos anos. Juntos eles têm 25% do território do planeta e aproximadamente 40% da população mundial.
BRIC é uma sigla formada pelas letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China, criada em 2001 pelo economista Jim O'Neill, analista de mercado do grupo Goldman Sachs (um dos maiores bancos de investimento do mundo), no relatório intitulado Building Better Global Economic Brics.
O Novo Banco de Desenvolvimento, popularmente conhecido como "Banco do BRICS", foi criado em julho de 2014 e sua sede fica em Xangai, China. Com um capital inicial de 100 bilhões de dólares, o objetivo da instituição é ser um banco de resgate e investimento para os países do bloco.
BRICS é o termo utilizado para a tradição de coordenação política entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Como você já deve ter percebido, o nome é referência as iniciais dos países envolvidos – vale lembrar que o S diz respeito à África do Sul em inglês (South Africa).