No entanto, mulheres com pele escura ou negra precisam de cerca de 45 min a 1 hora de sol por dia para terem uma boa produção vitamina D. Normalmente a dose recomendada para grávidas é de 400 UI/dia, em forma de cápsulas ou em gotas.
Dar às gestantes suplementos de vitamina D isolada provavelmente reduz o risco de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, baixo peso ao nascer e o risco de hemorragia pós-parto grave. Essa suplementação pode fazer pouca ou nenhuma diferença no risco de ter um bebê prematuro (nascimento < 37 semanas de gestação).
Recomenda-se mulheres grávidas e lactantes a tomar entre 5.
A suplementação de ácido fólico é a mais recomendada pelo médico ou nutricionista pelo fato dessa vitamina ser importante no desenvolvimento do bebê, prevenindo lesões no tubo neural e doenças congênitas.
1- Através do sol. A principal forma de tomar vitamina D é o sol. Aproximadamente 85 a 90% da vitamina d é produzida através da exposição ao sol. Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), é recomendado tomar banho de sol de 5 à 10 minutos, no início da manhã, ou no final da tarde.
O ácido fólico pode ser tomado diariamente em forma de comprimidos, mas também através da ingestão de vegetais, frutas e cereais, como espinafres, brócolis, lentilhas ou cereais, por exemplo. Veja outros alimentos ricos em ácido fólico.