Preparado com um bolinho de feijão-fradinho artesanal, temperado com cebola e sal, frito em azeite de dendê e depois recheado com vatapá (leite de coco, castanha de caju, amendoim e camarão), vinagrete e camarão seco, o acarajé é servido “quente” ou “frio”, ou seja, com muita ou pouca pimenta.
O prato cheio de vatapá possui aproximadamente 400 kcal e o caruru 300 kcal.
Existem 186 calorias em 1 porção. Repartição das Calorias: 47% gord, 20% carbs, 33% prot. Existem 663 calorias em 1 xícara.
Porém o milho é rico em carboidratos e por isso deve ser consumido com moderação. Cada porção tem em média 87 calorias, contra 127 calorias do mingau de milho verde feito com açúcar e leite integral.
39,75 Kcal
Quantidades comuns
Por ser considerada uma planta medicinal, essa erva é indicada para aliviar diversas dores por conta de sua ação analgésica, como dores de dente, tosse, gengivite, herpes e muitas outras doenças que possam causar dor e desconforto.
A infusão da casca é usada para tratar a tuberculose, infecções na boca, dor de estômago, problemas abdominais, curar feridas na boca de crianças, como purgante e doenças venéreas. As folhas são usadas para tratar olhos vermelhos. A decocção das folhas é indicada para lavar infecções da pele.
As folhas de Jambú são utilizadas em pratos locais como o molho de Tucupi e o Tacacá, mas a planta também é conhecida como um anestésico que ajuda a aliviar a dor, além de ter outras propriedades para combater vírus e de seu uso como laxante ou afrodisíaco.
A planta é muito indicada pela sua ação detox, ajudando na desintoxicação do organismo. Ela captura e elimina a gordura e as toxinas que circulam em excesso no nosso corpo, através da urina, auxiliando no emagrecimento.
Natural daqui, da Colômbia, Guianas e Venezuela, a hortaliça também tem cultivo voltado para o consumo como alimento em países da América Central, Europa e Ásia. >>> INÍCIO A variedade de jambu mais cultivada tem folhas de cor verde-clara e flores amarelas.
O plantio da jambu é realizado por sementes ou ramos. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras, transplantando quando as mudas tiverem tamanho suficiente para serem manuseadas. Isso leva cerca de um mês. As sementes devem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem.
Lavar e já guardar na geladeira, pois a umidade faz com que as folhas murchem; Guardar as folhas submersas em água, pelo mesmo motivo; Não deixar as folhas de molho em algum bactericida antes de enxaguá-las; Utilizar vinagre pra higienização das folhas, ao invés dos produtos sanitizantes.
Produto pronto para consumo, apenas descongelar e utilizar na preparação. Erva usada para preparos com peixes e camarões, mas também utilizada com carnes bovinas e suínas. Essa erva faz parte de pratos típicos da região norte, como o tacacá e o pato no tucupi.
O ideal é lavar, secar e guardar os vegetais na gaveta debaixo. Para garantir mais durabilidade aos alimentos, a nossa dica é higienizá-los bem. Deixe-os de molho por 10 minutos em uma solução de água com vinagre para eliminar as sujeiras e o excesso de agrotóxicos.
A toalha de algodão umedecida é o melhor truque para conservar alface fresca e crocante, pois ela mantém a umidade ao mesmo tempo que permite a troca de ar dentro da geladeira.
Separe folhas de papel-toalha Você deve estar se perguntando “mas que doideira é essa, TudoGostoso?” e a gente te responde: o papel-toalha vai absorver qualquer umidade da alface, impedindo que ela fique murcha e fazendo com que ela dure mais tempo.