Fotossíntese é um processo realizado por organismos produtores em que se observa a captura da energia solar e sua transformação em energia química. A fotossíntese, termo que significa “síntese utilizando a luz”, é geralmente definida como o processo pelo qual um organismo consegue obter seu alimento.
É através desse processo que a energia radiante do Sol é capturada e transformada em matéria orgânica, em especial, a glicose. Apenas alguns tipos de organismos vivos realizam fotossíntese: plantas, algas e algumas bactérias que possuem clorofila, o pigmento essencial para o desempenho do processo fotossintético.
Resposta. As estruturas são as organelas Cloroplastos. Já as moléculas se tratam da clorofila.
Etapa Fotoquímica Sua função principal é converter a energia luminosa em energia bioquímica, produzindo ATPs e reduzindo o aceptor de hidrogênio NADP (carreador semelhante ao NAD+ e FAD+ presentes na respiração celular).
A clorofila (do grego: chloros, verde + phyllon, folha) é um pigmento encontrado em plantas, algas e algumas bactérias que apresenta como característica mais marcante sua coloração verde. A clorofila absorve luz nos comprimentos de luz violeta, azul e vermelho e, por esse motivo, reflete a luz verde.
As plantas produzem o seu próprio alimento, através da fotossíntese, que utiliza a luz como fonte de energia. Em contacto com a luz, as plantas iniciam a produção de um pigmento, a clorofila que dá às plantas o aspecto verde característico. A clorofila é o pigmento responsável pela absorção da luz.
A clorofila confere a cor verde às plantas. A clorofila encontra-se nas membranas dos tilacóides dos cloroplastos (esferas de cor verde).
As Cianobactérias. Extremamente parecidas com as bactérias, as cianobactérias são também procariontes. São todas autótrofas fotossintetizantes, mas suas células não possuem cloroplastos. A clorofila, do tipo a, fica dispersa pelo hialoplasma e em lamelas fotossintetizantes, que são ramificações da membrana plasmática.