A reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é considerado o 6º procedimento cirúrgico ortopédico mais realizado nos EUA, com uma estimativa de 2000 cirurgias por ano aproximadamente. O fisioterapeuta tem um papel super importante no pós operatório, ajudando o paciente durante os exercícios de movimentação.
As sessões podem durar de 45 minutos à 1 ou 2 horas, dependendo do tratamento escolhido pelo fisioterapeuta e dos recursos disponíveis.
Atualmente, o auto-enxerto do terço central do ligamento da patela e dos tendões flexores são os tipos de enxerto mais freqüentemente usados para a reconstrução do LCA, mas poucas comparações diretas de resultados foram publicadas.
Sentado em uma cadeira, o paciente pode realizar flexão e extensão várias vezes ao dia. Nesse período são indicadas também bolsas de gelo por 20 minutos, três vezes ao dia para diminuir as chances de inflamação no local. Com evolução na recuperação, já é possível dirigir carro 15 dias após a artroscopia.
Normalmente a lesão do ligamento cruzado anterior, vem com a sensação de instabilidade ao andar, que o joelho perdeu o “eixo”. Podemos pontuar outros sintomas tipos de lesão do ligamento cruzado, como dor e inchaço após a ruptura total ou parcial e mobilidade reduzida e desconforto ao caminhar.
A reabilitação do ligamento cruzado anterior leva seis meses, em média, e o retorno pleno ao esporte deve ser gradual, após melhoria do condicionamento físico e sob a supervisão de um bom treinador. Para esportes de contato como o futebol, por exemplo, pode-se levar de nove meses a um ano.
Dobrar e estender o joelho várias vezes por dia, respeitando o limite da dor....No 3º dia após a cirurgia:
De seis semanas a seis meses após a operação no joelho, você deverá gradualmente retornar ao seu nível normal de atividade física.
Conheça os Principais Tipos de Cirurgia de Joelho
A cirurgia no joelho é indicada quando a dor no joelho é intensa, o movimento é limitada, há deformações ou quando a alteração no joelho é crônica, não melhora ao longo do tempo ou não há resposta ao tratamento anteriormente recomendado.
O cirurgião faz uma incisão (corte) no joelho para a retirada do enxerto escolhido (tendão dos músculos flexores ou patelar, normalmente) e este é preparado para que possa substituir o LCA. Após isso o ortopedista inicia a parte artroscópica da cirurgia, realizando dois pequenos furos na frente do joelho.
Existe tratamento para a doença, mas em alguns casos o joelho está tão lesado que é necessário realizar uma substituição total de suas estruturas. Esse quadro normalmente acontece em pacientes com idade avançada ou que sofreram grande trauma na região.
A artroscopia pode se fazer nos 2 joelhos de uma só vez? Sim. Muitas vezes isso é vantajoso para o paciente porque interna uma única vez, passa por apenas uma anestesia e a fisioterapia depois da cirurgia é feita nos dois joelhos ao mesmo tempo.
O procedimento é realizado no Centro Cirúrgico, sob anestesia. Os tipos de anestesia mais utilizados nessa cirurgia são os bloqueios regionais (tipo raquianestesia e o bloqueio peridural) que podem ou não ser realizados de forma conjunta com uma sedação profunda ou anestesia geral.
Qual o melhor tipo de bengala para idoso? O melhor tipo de bengala para idoso é aquela em que o idoso se sente mais confortável para caminhar. Alguns modelos, como o Offset, podem parecer mais confortáveis e seguros, mas se não houver adaptação por parte do paciente, ela se torna um problema.
O andador é indicado para idosos que têm dificuldade de usar as pernas para caminhar. Os andadores oferecem mais equilíbrio, estabilidade e força para caminhar, ao se levantar, subir ou descer degraus e escadas, garantindo maior independência para os idosos.
Quais os tipos de andadores mais populares?