Flushing em tubulações. Flushing um processo de limpeza interna de tubulações e mangueiras. A remoção de particulado sólido é feita por arraste, com o emprego de óleos de baixa viscosidade, ou próprios para flushing, escoando em regime turbulento (alta velocidade de escoamento).
Marca, modelo e Ano
A técnica do "flush" utiliza produtos que podem ser adicionados diretamente no tanque ou no cárter, com o objetivo de remover a carbonização naturalmente causada pela queima do combustível e do lubrificante consumido no processo.
O produto mais usado para remover toda a borra do motor é um flush químico desenvolvido especialmente para isso. O item é misturado ao óleo usado do próprio veículo e inserido. Em seguida, o carro se mantém funcionando em marcha lenta por um período que pode variar de 5 a 10 minutos, sem a necessidade de condução.
Para realizar a limpeza, é utilizado um produto químico específico: o descarbonizante. Ele tem alta concentração de detergentes, por isso, é eficaz para a função. Alguns sintomas identificam a hora correta de descarbonizar o motor.
Pois então saiba que quando o óleo se apresenta meio esbranquiçado, pastoso, às vezes até com umas bolhinhas, é um mau sinal. É uma indicação de que tem água se misturando ao óleo. E essa água vem de onde? Pode ser de uma trinca no bloco que está permitindo a passagem da água pra dentro dos cilindros.
Quanto mais o óleo é utilizado mais ele vai se degradando, ficando com uma cor mais escura, chegando até uma coloração negra. Quando o óleo está novo apresenta uma coloração clara, cor de mel. Na verificação do óleo, se for observada a coloração escura, é sinal de que está na hora de trocá-lo.
Para detectar se realmente a junta está queimada, basta utilizar um testador de vazamento de combustão. Este aparelho detecta a presença de fluído de arrefecimento nos gases de escape. Depois de detectado, há três soluções para o problema: a retífica do cabeçote, retífica do bloco ou a troca da junta.