O hilemorfismo é a doutrina que Aristóteles concebeu para opor-se, simultaneamente, ao idealismo platônico (notadamente em sua doutrina das Ideias) e ao materialismo adotado por filósofos pré-socráticos (entre os quais figuram de modo proeminente Demócrito e Leucipo, fundadores do Atomismo, Empédocles eAnaxágoras – ...
Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.
A definição de essência se refere àquela que guarda uma identidade consigo mesma, uma unidade interna sem a qual não há determinação e tudo é misturado, indistinguível. São as características próprias dos seres (p. ex.: a essência de homem é ser animal, racional, mamífero, bípede, etc.).
Logo, o ato é a forma que os seres devem atingir através do movimento, tendo como fim a perfeição. E a potência é a matéria que sustenta a transformação, o devir. Esse modo de se compreender a realidade permite conceber a unidade do ser ainda que seja possível o movimento.
Aristóteles diz que o ato é a própria existência de algo, enquanto que a potência é tudo aquilo que um determinado ente pode vir a ser. No capítulo oito do livro IX da Metafísica, Aristóteles afirma que o ato é anterior à potência.
Teoria das quatro causas São elas: Causa material: diz respeito à matéria da qual algo é feito, como o mármore em uma estátua de mármore, ou a madeira, em uma cadeira de madeira. Causa formal: é a forma que um determinado objeto ou ser possui.
Na Metafísica, Aristóteles define as quatro causas das coisas, a seguir explicadas em termos simplificados: ... Causa formal — é a forma da coisa (um objeto define sua essência pela sua forma). Causa material — é a matéria de que uma coisa é feita (a matéria na qual consiste o objeto).
Na verdade, Aristóteles distingue a existência de quatro causas diferentes e complementares:
Portal de Filosofia Em metafísica, a essência (do termo latino essentia) de uma coisa é constituída pelas propriedades imutáveis da mesma, que caracterizam sua natureza. O oposto da essência são os acidentes da coisa, isto é, aquelas propriedades mutáveis da coisa.
Você sabia que a baunilha é um tipo de especiaria? Pois é, típica do México, a baunilha é extraída das favas de uma orquídea. Já a essência de baunilha, encontrada na maioria dos supermercados, é um produto sintético, com corantes e aromatizantes que se aproximam do produto original. ...
Deixe descansar de cabeça para baixo, até esfriar – isso serve para que a massa não perca volume à medida que esfria.
Você sabe a diferença entre aroma e essência? O AROMA confere cheiro e sabor à preparação, ideal para aplicação na área alimentícia. Já a ESSÊNCIA confere apenas o cheiro, geralmente utilizada nas indústrias farmacêuticas e cosméticas.
É composta por colesterol, ácido benzoico e ácido salicílico. O castóreo é gerado por duas glândulas situadas entre os órgãos genitais e o ânus dos castores. O aroma a baunilha resulta da dieta à base de folhas e cascas de árvore.
A baunilha é produto da orquídea Vanilla planifolia. Após ser plantada, a muda demora quatro anos para se desenvolver completamente e florescer. Quando os botões abrem, elas são polinizadas individualmente com um palito. As favas amadurecem, acumulando vanilina, substância que dá o aroma.
A maioria das pessoas gosta do cheiro a baunilha. Acontece, porém, que esse odor pode não fazer lembrar a infância, mas sim algo completamente diferente – como os órgãos genitais de um castor.
Qualquer orquídea do gênero Vanilla é uma baunilha – mas a parte utilizada para dar sabor e aroma aos alimentos são os grãos da vagem da planta. ... Qualquer orquídea do gênero Vanilla é uma baunilha – mas a parte utilizada para dar sabor e aroma aos alimentos são os grãos da vagem da planta.
Baunilha (do castelhano vainilla, pequena vagem) é uma especiaria usada como aromatizante, obtida de orquídeas do género Vanilla, nativas do México.
Hoje o maior produtor de baunilha é Madagascar, seguido de Indonésia, China e México. A baunilha possui cerca de 250 substâncias ativas, das quais se destaca a vanilina, um aldeído que confere o seu aroma característico.
Etimologia. "Alface" originou-se do termo árabe الخَس al-khass. Lactuca sativa é um termo latino que significa "alface cultivada". O termo "Lactuga", e derivados encontrados em várias línguas europeias, advém da substância branca que se obtém do caule seccionado.
Perder a janela de fertilização de uma flor, ou danificar a planta, significa perder vagens preciosas - para se ter ideia, são necessárias 600 flores polinizadas à mão para produzir apenas 1 quilo de favas de baunilha curadas. Após a polinização, leva-se nove meses para as vagens amadurecerem, e, então, serem colhidas.
Para extrair com cuidado essas pequenas sementes, corte a fava no sentido do comprimento e depois deslize as costas da faca na superfície de cada metade. O investimento para dar esse toque de chef à sobremesa é alto, a fava é mais cara que o extrato, e não é fácil de achar.