– Amorfos: compostos por átomos, moléculas ou íons que não apresentam uma ordenação de longo alcance. Podem apresentar ordenação de curto alcance. Nos materiais cristalinos, denomina-se estrutura cristalina à maneira como átomos, moléculas ou íons se encontram espacialmente arranjados.
1 - O material pode ser considerado cristalino quando a organização de sua estrutura forma uma rede chamada de retículo cristalino. As estruturas cristalinas são formadas por células unitárias que são sua unidade básica, pois constituem o menor conjunto de átomos associados encontrados numa estrutura cristalina.
Há sete sistemas cristalinos, chamados de: cúbico, tetragonal, ortorrômbico, hexagonal, trigonal, monoclínico e triclínico. Eles se subdividem em um total de 32 classes cristalinas. Sistema cristalino em que há três eixos cristalográficos de mesmo tamanho e mutuamente perpendiculares.
Alguns minerais habitualmente exibem cristais bem formados, com todas as suas faces, chamados de cristais euédricos. Servem como exemplo as granadas, as zeólitas e diversas variedades de quartzo, como o citrino, a ametista, o quartzo enfumaçado e o quartzo incolor.
Os processos de cristalização definem propriedades importantes dos cristais: o retículo cristalino, o hábito cristalino e a clivagem. Ambos dependem das condições de formação do mineral, sendo este um fator determinante na formação dos cristais.
Cristais são substâncias que manifestam uma forma exterior poliédrica devido à estruturação interna de seus átomos. ... No entanto, o conceito de cristal é mais amplo e o termo descreve qualquer sólido com uma estrutura interna ordenada sistemática, a despeito dele possuir ou não faces externas regulares.
Um cristal é uma porção de matéria cristalina limitada por faces naturais. ... Derivado da anterior, um mineral é constituído por matéria cristalina. Um mineral tem composição química definida (pode, é certo, variar entre limites bem definidos).
Como as energias das pedras funcionam As pedras e cristais por serem geradas pelas mais poderosas energias do planeta Terra, durante milhões de anos, são por sua natureza verdadeiras usinas de energias harmônicas e benéficas.
Hoje no Tocantins, o quartzo e o cristal podem ser encontrados em Paranã, Jaú do Tocantins, Araguanã, Xambioá, Dueré, Monte Santo, Ipueiras, Cristalândia, Pium e Araguatins.
Ele é o segundo mineral mais abundante na crosta da Terra. A maior parte da areia que existe na Terra é formada por fragmentos de quartzo. Esse mineral é encontrado em quase todas as rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, além de ser um dos principais componentes do granito.