Rocha decomposta por intemperismo químico para um material argiloso, variavelmente friável, de cores amarelas a avermelhadas ou em tons de cinza, na dependência da rocha original e do clima, podendo conter quartzo e outros minerais resistentes à alteração e preservando, frequentemente, muitas das estruturas da rocha sã ...
Sólum: conjunto dos horizontes A e B do solo. Soma de bases, SB: soma de cálcio, magnésio, potássio, e sódio na CTC do solo.
- Rocha alterada: lembra a rocha madre no aspecto. É o horizonte em que a alteração progrediu, preservando parte da estrutura e dos seus minerais. Sua dureza ou resistência é inferior à da rocha madre. - Rocha sã: é a rocha inalterada.
Apresenta pequena resistência ao manuseio (Solo de Alteração). Rocha alterada: horizonte em que a alteração progrediu ao longo de fraturas ou zonas de menor resistência, deixando grandes blocos da rocha original. Os minerais encontram-se alterados e descoloridos.
O intemperismo químico do granito ocorre quando ácido carbônico diluído (e outros ácidos presentes na chuva e na água freática), alteram o feldspato em um processo chamado hidrólise.
O granito, por exemplo, é formado por quartzo, feldspato e, muito frequentemente, também mica.
Granito é uma rocha magmática ou ígnea resultado do resfriamento do magma (lava vulcânica) derretido que ocorre em grandes profundidades da crosta terrestre.
Sua composição é basicamente a seguinte: Quartzo, um mineral incolor; o Feldspato (ortoclase, sanidina e microclina), responsável pela variedade de cores (avermelhada, rosada e creme-acinzentada); Mica (biotite e moscovite), que confere o brilho à rocha.
“Cerca de 80% do volume total de granito é utilizado para revestimento de pisos, paredes e fachadas, além de tampos de pias, mesas e balcões.
O granito é uma rocha magmática (resultada do esfriamento e solidificação do magma) que se forma abaixo da camada do solo e formado quando há baixa pressão na lava quando solidificada. É usada principalmente como rocha ornamental e na construção civil.
O granito é composto por quartzo, feldspato e minerais ferro-magnesianos. Na construção civil é utilizado na confecção de fundações (em forma de bloco), de muros, calçamentos, como agregado para concreto e rocha ornamental em pisos, paredes, tampos de pias, lavatórios, bancadas e mesas, e em detalhes diversos.
Granito branco Siena
Descubra quais são as melhores opções de pedras para área gourmet
Uma grande vantagem dos granitos pretos é que são mais resistentes a manchas, graças a coloração escura que possuem. O granito preto absoluto é um dos preferidos na decoração de interiores. A sua principal característica é a uniformidade da superfície, já que essa pedra quase não apresenta pontinhos.
7 tipos de granitos que são ideais para cozinha e dicas para a escolha certa
7 dicas de revestimentos para bancadas de cozinha
Existem muitas opções de materiais destinados a serem usados nas ilhas nas cozinhas. A sua escolha será determinada pelo efeito desejado e o preço entre os materiais. Os mais comuns são ardósia, aço inoxidável, concreto, epóxi, granito, laminado, madeira, mármore, pedra-sabão, porcelanato e resina plástica.
Para bancadas de cozinha e banheiro o mais recomendado é utilizar madeira maciça de eucalipto ou teca que são mais resistentes. Já para balcões ou bancadas secas é possível utilizar também MDF ou fórmica, aumentando as possibilidades de cores e texturas.
O porcelanato técnico é o mais indicado para cozinhas, pois, durante a sua fabricação, ele é submetido a altas temperaturas. Portanto, é o material mais recomendado para aguentar panelas quentes e outras fontes de calor, além de ser altamente resistente à mancha e possui baixa absorção da água.
Se for comparado ao polido, ele apresenta mais resistência. Além disso, esse porcelanato para cozinha oferece mais facilidade na limpeza, já que a sua superfície tem ausência de brilho. ... Já se o cliente quer um piso de porcelanato para cozinha trabalhado com estampa ou brilho, a melhor opção é o porcelanato esmaltado.
Os porcelanatos técnicos acetinados, também conhecido como naturais, também são feitos com uma massa única, mas não recebem esmaltação no final. Já o porcelanato técnico natural é mais resistente aos produtos químicos e ao desgaste causado por grande circulação de pessoas.
Porcelanato EXT Indicado para áreas externas, como terraços e rampas, e que também tenham frequente contato com água, este tipo de porcelanato possui superfície abrasiva, com efeito que não escorrega. De certa forma, o porcelanato EXT é como se fosse uma versão mais parruda e resistente do porcelanato.
O piso do tipo A é o de primeira linha, e por conseguinte, o de melhor qualidade. Já as versões B e C, entram respectivamente na segunda e terceira linha. E o piso de qualidade D é chamado de refugo, e tem qualidade bem inferior, além de não ter garantia do fabricante.
O porcelanato acetinado é ideal para criar ambientes aconchegantes. No caso de áreas úmidas e com gordura, como banheiro e cozinha, o porcelanato acetinado é ideal porque sua limpeza é mais simples se comparada aos outros tipos de porcelanato.