A má nutrição proteico-calórica (MNPC), é um deficit energético decorrente de uma deficiência de todos os macronutrientes. Normalmente abrange deficiência de muitos micronutrientes. A DPE pode ser repentina, gradual ou total.
Esta síndrome acontece devido a uma má nutrição causada por falta de proteína na dieta, podendo causar sintomas como perda de peso, alterações na cor da pele e cabelo e inchaço nos pés e na barriga.
Há três tipos de desnutrição protéico-calórica: o marasmo, o kwashiorkor e a combinação de ambos, o kwashiorkor marasmático. O marasmo ocorre quando a criança possui peso abaixo de 60% do esperado para sua altura e idade. Isto faz com que ela perca tecido muscular, gordura e às vezes até papilas gustativas.
A Kwashiorkor é uma condição caracterizada por desnutrição grave com presença de edema (acúmulo de líquidos) predominantemente proteica. Ou seja, causada por uma insuficiência de proteínas, porém, geralmente com a ingestão normal de calorias.
No caso da doença hepática e desnutrição, a causa é a escassez de albumina plasmática. Esta, por sua vez, faz com que a circulação sanguínea ocorra normalmente. No entanto, quando em baixos níveis, não consegue mais reter a água dentro dos vasos sanguíneos, resultando na passagem desta para o interstício.
Sinais e sintomas do marasmo
Os sintomas são muito característicos e costumam ser físicos, como por exemplo uma fraqueza muscular, um crescimento desacelerado e o peso muito abaixo do adequado para a idade. Contudo, tontura, fome constante e mal humor, também são sintomas comuns a pacientes com esse problema.
O marasmo é uma desnutrição grave observada em crianças que possuem o peso muito abaixo do esperado para sua altura e idade. Isto faz com que elas percam massa muscular e gordura. O cabelo fica escasso, quebradiço e pode vir a perder a coloração.
Segundo o dicionário Marasmo é uma condição da pessoa que se encontra apática; ausência de coragem; prostração. Intervalo em que nada acontece; falta de situações relevantes ou acontecimentos importantes; paralisação.
As formas de manifestações clínicas da desnutrição são: Kwashiorkor: Desnutrição predominante protéica. Marasmo: Desnutrição energético-protéica equilibrada. Kwashiorkor-marasmático: Forma mista, em que existe a desnutrição energética e a protéica, porém desequilibrada.
Ter uma alimentação rica em frutas, verduras e cereais integrais, bem como proteínas magras, ajuda no combate à desnutrição. Alimentos e bebidas ricos em gordura ou açúcar não são essenciais para a maioria das pessoas e só devem ser consumidos em pequenas quantidades.
Diante disso, o CicloVivo preparou uma lista com nove alimentos ricos em proteína, que podem ajudar a substituir as carnes:
O excesso de proteína será quebrado para formação de energia ou transformado em gordura pelo fígado. Neste processo, há formação de amônia no sangue, uma substância tóxica que precisa ser excretado do organismo.