O exame da curva glicêmica, também chamado de teste oral de tolerância à glicose, ou TOTG, é um exame que pode ser solicitado pelo médico com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de diabetes, pré-diabetes, resistência à insulina ou outras alterações relacionadas às células pancreáticas.
O exame para diabetes gestacional, também chamado de TOTG, é feito entre as semanas 24 e 28 de gestação seguindo estes passos:
Assim como realizado em um paciente comum, a gestante deverá se apresentar em jejum de 8 horas. Será coletada uma quantidade de sangue e posteriormente uma dose de glicose deverá ser ingerida para realização de uma nova coleta de sangue.
O teste oral de tolerância à glicose (TOTG) é um importante exame para diagnóstico do diabetes mellitus (DM) que necessita de critérios para solicitação e padronização em sua realização.
Em que consiste a curva glicêmica ? Como preparo para uma curva glicêmica deve ser feito um jejum de 10 a 12 horas, por isso recomenda-se que o exame seja feito pela manhã. Antes ou ao longo do exame o paciente não deve usar laxantes , nem fumar ou fazer atividade física; mas não há restrição ao consumo de água.
Todas as gestantes com glicemia de jejum inferior a 92 mg/dL devem realizar o TOTG com 75g de glicose de 24 a 28 semanas. Se o início do pré-natal for tardio (após 20 semanas de idade gestacional) deve-se realizar o TOTG com a maior brevidade possível.
Preço do exame diabetes gestacional – Curva Glicêmica O exame de curva glicêmica não possui contraindicações e nem riscos. O preço do exame diabetes gestacional é bastante acessível, que varia, normalmente, entre R$ 30,00 (trinta reais) e R$ 40,00 (quarenta reais), dependendo da região do país e do laboratório.
glicemia de jejum de 92-125 mg/di, uma hora ≥ 180 mg/di ou duas horas de 153 a 199 mg/di, sendo que um ponto alterado na curva já faz o diagnóstico de DMG.