Em trechos de citações, ou seja, quando não se apresenta a frase completa do autor, podemos usar as reticências entre parênteses ou entre colchetes....Exemplo:
Outra dica é que uma citação inserida em outra citação deve vir com aspas simples. Se você for indicar qualquer supressão de trecho, deve fazê-lo com três pontos entre colchetes ou parênteses. Assim: [...] ou (...).
Em latim, sic é advérbio. Significa assim, desse jeitinho. Nós o usamos ainda hoje. Vem, entre parênteses, depois de uma palavra com grafia incorreta, desatualizada ou com sentido inadequado ao contexto: O deputado disse: “O governo interviu (sic) no Rio.
Para indicar ao leitor que mesmo sabendo que o texto original está errado, ou soa estranho, ele pode ser transcrito, acompanhado logo em seguida pela palavra (sic). Quando o mesmo erro se repete em várias citações de um texto, usa-se (sic passim), sempre entre parênteses, que significa (está assim por toda parte).
O “sic”, na prática médica, é geralmente utilizado entre parênteses, colchetes ou aspas ao final de determinada assertiva na anamnese indicado que o que ali se encontra está transcrito como foi dito pelo paciente ou informante, independente da incoerência ou estranheza em relação ao quadro clínico relatado.
Que significa simplesmente “assim, deste modo”. Que por tradição é usado quando, numa citação, há a necessidade de frisar que se trata de transcrição literal, daí soar meio estranha ou ser francamente errada mesmo. Quer dizer, sic ficou sério, antipático, foi perdendo a graça.
SIC – Segundo informações colhidas. SNA – Sistema nervoso autônomo.
"(Sic)" (em português, "Assim") é a primeira canção do auto-titulado, desconsiderando a canção-intro.