A titulação de um aminoácido consiste na remoção gradual de prótons através da adição de uma base (como NaOH) e a curva de titulação corresponde ao gráfico dos valores de pH da solução em função do volume de base adicionado.
Biossíntese. A glicina não é um aminoácido essencial na dieta humana, já que é sintetizado pelo organismo a partir do aminoácido serina numa reacção catalisada pela enzima serina hidroximetiltransferase: HO2CCH(NH2)CH2OH + H2-folato → HO2CCH2NH2 + CH2-folato + H2O.
A glicina é o aminoácido mais abundante no colágeno, uma proteína estrutural que tem vários benefícios para a saúde, inclusive para a pele, articulações e ossos. Ela pode promover o sono e melhorar a qualidade dele através de seus efeitos calmantes no cérebro e sua capacidade de reduzir a temperatura corporal.
A glicina é um aminoácido encontrado em alimentos como a ovos, peixe, carne, leite, queijo e iogurtes, por exemplo.
Pesquisa do Grupo Ajinomoto mostrou que a glicina, ingerida antes de dormir, ajuda o corpo a atingir o sono profundo com mais rapidez. É por isso que a glicina ajuda a adormecer e melhora a qualidade do sono.
Top 7 alimentos ricos em glutamina!
Pele firme: nove alimentos que você deve consumir para estimular o colágeno
Lista de 8 alimentos que podem ajudar a produzir colágeno
O ácido hialurônico é encontrado naturalmente no corpo, mas diminui à medida que envelhecemos. Comer alimentos ricos em vitamina C e aminoácidos pode aumentar os níveis de ácido hialurônico e colágeno. Alimentos como laranja, pimenta-vermelha, couve, brócolis e kiwi são ricos em vitamina C.
As folhas verdes escuras como a couve e o espinafre são ótimas para ajudar na produção de ácido hialurônico, pois contêm uma grande quantidade de vitamina A, outra aliada da pele e que também impulsiona a produção desse ácido.
Pepino e abacate são os ingredientes mais equilibrados para a pele. Por um lado, o pepino contém vitamina C para adicionar colágeno à pele, enquanto o abacate produz óleo e o mantém hidratado. Tudo o que você precisa são 2 colheres (sopa) de mel e ¼ de xícara de iogurte natural. Misture os dois e aplique no rosto.
Como fazer: Triture ½ xícara de arroz cru até obter um pó fino. Adicione de 3 a 4 colheres de sopa de leite e misture para formar uma pasta. Aplique esta pasta sobre a pele do rosto e deixe agir por 20 a 30 minutos. Em seguida, lave com água morna.
Como fazer: Misture duas colheres de sopa de mel com oito colheres de sopa de água até criar uma pasta. Aplique na pele e deixe secar....
Um ótimo creme caseiro para remover as manchas escuras pode ser feito com Hipoglós e óleo de rosa mosqueta.
Ativos que funcionam no tratamento das manchas:
Manchas escuras no rosto Como tirar: Passar diariamente protetor solar com fator de proteção máximo e evitar a exposição ao sol prolongada, assim como fontes de calor, evitando entrar em carros quentes estacionados ao sol ou usar o forno, por exemplo. Além disso pode-se passar um creme ou pomada para clarear a pele.
Bicarbonato no rosto para clarear a pele
A pomada clariderm está indicada no clareamento gradual de manchas de pele como ocorre em caso de acne, melasma, cloasma, sardas, manchas causadas pelo limão seguida de exposição solar, manchas senis, manchas de catapora, lentigo e outras condições onde surgem manchas escuras na pele.
O suavicid é uma pomada que contém na sua composição hidroquinona, tretinoína e fluocinolona de acetonida, substâncias que ajudam a clarear manchas escuras da pele, especialmente no caso de melasma provocado pela exposição excessiva ao sol.
Apesar de controlar a proliferação bacteriana e fúngica (causas da acne), a solução não deve ser usada na face. “O uso do bicarbonato de sódio no rosto pode desequilibrar o pH da pele, alterar a flora comensal e trazer risco de infecção. O baixo custo não vale o risco”, pondera.
O bicarbonato de sódio é bastante alcalino e, por isso, ajuda a balancear o pH do rosto. E sim, o composto também tem ação esfoliante, deixando a pele renovada e saudável. É por causa dessas propriedades que tratamentos faciais com ele realmente funcionam.
Coloque uma colher de chá de bicarbonato ou a (quantidade necessária para o seu rosto), acrescente aos pouco a água oxigenada até formar uma “papinha” não muito mole. Quando a mistura estiver pronta é só colocar no rosto todo. Evite passar na área dos olhos, boca e sobrancelhas.
“É muito abrasiva, altamente irritante para a pele. Se você usá-la em cima de uma mancha, por exemplo, vai irritar sua pele, provavelmente causar um machucado e uma queimadura. Na tentativa de a pele cicatrizar essa irritação, a mancha pode ficar ainda mais escura e maior.
A água oxigenada líquida de 10 volumes! Muito simples, é apenas isso, umedecer um pedaço de algodão com água oxigenada e aplicar no local afetado, com movimentos delicados e circulares. Faça o procedimento de preferência depois do banho, de limpar bem o rosto.