As plaquetas ou trombócitos constitui-se em elementos sanguíneos circulantes que provêm do citoplasma megacariócito (VERRASTRO, 1998). São formadas no sistema hematopoiético da medula óssea e a principal função é a participação fundamental na fase inicial do processo fisiológico de hemostasia.
Os intervalos de referência, considerando os percentis 2,5 e 97,5 obtidos foram VPM: 8,9 a 12,2 fL; PDW: 9,4 a 16,0; P-LCR: 15,8 a 41,6. Conclusões: Os equipamentos puderam ser usados indistintamente para a realização das medições, sendo necessária a padronização do tempo para análise da amostra colhida em EDTA.
As plaquetas correspondem a um dos fragmentos celulares, também denominados trombócitos, presentes no sangue de mamíferos, tendo origem a partir de células da medula óssea (megacariócitos). A principal função das plaquetas está relacionada à formação de coágulos, auxiliando de forma indireta na defesa do organismo.
O hemograma completo é um tipo de exame de sangue feito para medir a saúde geral do paciente. É muito usado para diagnosticar distúrbios como anemia, doenças autoimunes e leucemia. O exame consiste na medição dos níveis de glóbulos vermelhos (hemácias), brancos (leucócitos) e plaquetas.
Leucócitos, ou glóbulos brancos, são células de proteção produzidas pela medula óssea com a função de defender o organismo contra doenças, infecções e alergias.
Hemograma de homens
É importante sabermos que os valores de referência das plaquetas em nosso organismo deve estar entre 140.
As plaquetas altas são identificadas a partir de um hemograma completo, que se trata de um exame de sangue de rotina. A contagem costuma ser maior que 450.
Plaquetas: responsáveis pela coagulação sanguínea. Se estiverem em baixo número, pode indicar problemas na coagulação sanguínea, como diabetes e dengue. Bastonetes: a normalidade indica valores nulos ou baixos, por isso, se estiverem aumentados, pode estar indicando a presença de doenças infecciosas bacterianas.
Como interpretar o hemograma corretamente. Diagnóstico de anemia: Caracterizada por hemoglobina < 13,5 g/dL e/ou hematócrito < 41 % em homens, e hemoglobina < 12,0 g/dL e/ou hematócrito < 36% em mulheres. Volume Corpuscular Médio (VCM): Considera-se normal de 80-100 fL.
Principais sintomas