O contorcionismo ou contorção é a forma de acrobacia que envolve flexões e torções no corpo humano. A prática do contorcionismo é desenvolvida em espetáculos de circo, é a arte de maravilhar as pessoas através do corpo.
A contorção é uma arte circense cujo objetivo é "destacar" esta possibilidade física do corpo humano. No setor de contorcionismo, há homens e mulheres que desempenham essa flexibilidade. As pessoas que praticam o contorcionismo tem flexibilidade natural, ou seja, nasceram com este talento.
Porem, o contorcionismo como conhecemos hoje, citado por Duarte (1995) foi identificado pelos medicos no seculo XIX a partir de sua transformayao numa molestia, a sindrome de Eh1ers-Danlos, causada por uma frouxidiio ligamentar, atualmente atribuida a origem genetica.
Na Grécia Antiga já se praticava contorcionismo há pelo menos 2.
A arte circense surgiu há pelo menos 4.
Há cerca de cinco mil anos, pinturas onde aparecem acrobatas, contorcionistas e equilibristas, foram descobertas na China, partindo daí uma hipótese do surgimento da arte circense. Naquela época, a acrobacia era utilizada como forma de treinamento para os guerreiros, pois gerava agilidade, flexibilidade e força.
Resposta. Resposta:Hoje na História: 1768 - Primeiro circo moderno é encenado em Londres.
O circo teve sua origem em Roma, à mais de 200 anos antes de Cristo. ... A palavra circo vem do latim "Circus", que significa "o lugar em que as competições se desenrolam". O Circus (A.C.) era composto de três partes: Arena ou pista, o anfiteatro ou arquibancadas, e as cavalarias.
A primeira escola de circo se instalou no Brasil em 1977 no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e se chamava Piolin. Em 1982, surgiu a Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro, onde jovens de todas as classes sociais têm acesso às técnicas circenses.
O circo-teatro surgiu no Brasil na primeira década do século XX, com a introdução de peças na parte final das apresentações. ... O circo familiar foi fundando no final do século XIX e encerrou suas atividades no final dos anos 1960. Passou por todas as fases do circo: variedades, pantomimas, circo-teatro e pavilhão.
Um circo-teatro é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.
O Circo-Teatro, assim como a commedia dell'arte, é organizado em tipos arquetípicos que orientam a encenação e distribuição dos personagens entre os membros da companhia.
No Teatro você encena uma história ou peça qualquer para certo público ao vivo. No Circo são números difíceis, uma bela arte, como manobras, movimentos específicos e etc.
Assim, teatro e circo têm em comum a participação ativa de seus artistas na realização dos espetáculos, com seus corpos, vozes e talentos gestuais. Além disso, tanto o teatro quanto o circo envolvem música, dança e apresentação de narrativas, que, no caso do teatro, é mais longa.
O novo circo, como o Cirque Du Soleil, é um movimento recente que adiciona às técnicas de circo tradicionais a influência de outras linguagens artísticas como a dança e o teatro, levando em conta que a música sempre fez parte da tradição circense.