O cérebro reptiliano está formado pelo sistema reticular, o cerebelo, os gânglios basais e o talho cerebral. ... Os gânglios nasais têm como função principal processar a informação sobre o nosso próprio movimento corporal para ajustá-lo às diferentes situações e, ainda assim, ter uma ação adequada.
O cérebro humano é dividido em duas partes: hemisfério esquerdo, responsável pelo racional, e o hemisfério direito, responsável pelo emocional.
cérebro reptiliano: também chamado de complexo-R ou cérebro basal. É a parte do cérebro que os seres humanos compartilham com os répteis e animais em geral.
O cérebro reptiliano não é um mero conceito. Ele é fato, está sempre com fome, sede, medo, raiva e tenso. ... Diferente dos seres humanos, os animais ainda possuem o seu cérebro cem por cento reptiliano. Eles fazem o que fazem porque é a única coisa que sabem fazer, usar o instinto.
O neocortex compreende a parte a maior do córtice cerebral e compo aproximadamente a metade do volume do cérebro humano. É provavelmente responsável para as computações neuronal da atenção, do pensamento, da percepção e da memória episódico.
Além dos hemisférios, de quem dependem a inteligência e o raciocínio do indivíduo, o cérebro é formado por mais dois componentes, o cerebelo e o tronco cerebral, sendo o primeiro o coordenador geral da motricidade, da manutenção do equilíbrio e da postura corporal.