O Muro de Berlim, propriamente dito, tinha mais de 100 quilômetros e até 4,20m de altura em alguns trechos. Uma segunda fortificação foi construída posteriormente. Ao seu redor foi demarcada uma faixa de segurança, também conhecida como faixa da morte, que chegava a ter cem metros de largura.
Resposta. A Alemanha foi dividida entre as duas grandes potências vitoriosas pertencentes ao bloco dos aliados: Rússia e Estados Unidos. A intenção da criação do Muro de Berlim, era, além de separar o território, separar a ideologia socialista da Rússia e a ideologia capitalista dos Estados Unidos.
A Reunificação Alemã foi o processo em que a Alemanha tornou-se mais uma vez, em 1990, um país só, com a união da República Federativa da Alemanha, ou Alemanha Ocidental, e a República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental. Esse processo marcou o fim da Cortina de Ferro, e o começo do fim da União Soviética.
Ao fim da Segunda Guerra Mundial, dois países saíram como as maiores potências mundiais: o primeiro, Estados Unidos da América, capitalista, e o segundo, URSS, socialista, ou seja, com ideais completamente opostos, acirrando ainda mais a rivalidade entre os dois países.
A Guerra Fria nunca gerou um conflito armado direto entre Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), mas o conflito de interesses entre os dois países resultou em conflitos armados ao redor do mundo e em uma disputa que ocorreu em diversos níveis como a economia, a diplomacia, a tecnologia etc.
a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial. ... Quando se analisam as origens da denominada Guerra Fria, percebe-se que ela se relacionou inicialmente com: a) a política do desarmamento nuclear e o enfrentamento militar direto entre as duas superpotências.