Tratam-se dos conectivos para redação mais comuns, que possuem a função de indicar soma entre as orações, ideias ou argumentos. Alguns conectivos aditivos são: e, mais, que, mas também, como também, além disso, também, a propósito, em adição, some-se a isto. Exemplos: a) Os rapazes venceram a partida e foram comemorar.
É isso mesmo: os conectivos possibilitam a conexão de elementos da língua. Em um texto, a fim de que possamos nos expressar de forma satisfatória, os conectivos são as ferramentas que nos permitem relacionar as ideias de forma clara e organizada.
Se você quer garantir uma nota alta na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, fique de olho no uso dos conectivos. Eles são as palavras ou expressões que ligam as frases, orações e parágrafos, permitindo a conexão de ideias e estabelecendo uma sequenciação coerente do texto.
Resposta. Conectivos:São conjuntos que ligam orações,estabelecem a conexão entre as orações nos períodos compostos e também as preposições,que ligam um vocábulo a outro. O período composto é formado de duas ou mais orações. ... Essas orações podem estar justapostas (sem conectivos) ou ligados por conjugações ( =conectivos) ...
Conectores são palavras ou locuções empregadas para ligar ou articular ideias, palavras ou orações....Entre elas, podem ser apontados como conectores textuais:
Nessas relações de sentido, os conectivos textuais colaboram para a construção de um texto coeso, tendo como principal função estabelecer uma relação semântica entre os elementos do discurso, fazendo com que eles sejam dependentes ao formar uma espécie de elo que permite o encadeamento lógico das ideias de um texto.
CONECTIVOS coordenativos são as seguintes conjunções coordenadas: ADITIVAS (adicionam, acrescentam): e, nem (e não),também, que; e as locuções: mas também, senão também, como também... ... Ela estuda e trabalha. ADVERSATIVAS (oposição, contraste): mas, porém, todavia, contudo, entretanto, senão, que.
Conjunção é a palavra invariável que pode ligar duas orações ou duas palavras de mesma função sintática dentro da oração. No texto, as conjunções são capazes de definir melhor nossas ideias e, consequentemente, deixar o texto mais preciso e objetivo.
As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.
Gramática. As conjunções coordenativas são palavras que ligam duas orações ou termos da oração com a mesma função. A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesma função na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação.
1. Coordenativas: ligam termos ou orações independentes sintaticamente. Podem ser:
Conjunções Adversativas Exprimem oposição, contraste, compensação de pensamentos: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia. Exemplo: Não fomos campeões, todavia exibimos o melhor futebol.
Já indica mudança de estado – o que era e deixou de ser: A reforma da Previdência já não parece impossível. (a reforma pareceu impossível, deixou de parecer). O pai já não acredita na inocência da filha (ele acreditava, mas deixou de fazê-lo).
Significado de Aditiva substantivo feminino [Gramática] Conjunção coordenativa que liga palavras ou orações, sem nenhuma outra ideia adicional: O cavalo se aproximou da porteira e parou.
De fato, é muito difícil distinguir a oração subordinativa causal da oração coordenativa explicativa quando se usa a conjunção porque ou pois. ... A oração “porque estava chovendo” explica por que Pedro não saiu, mas também é a causa de ele não ter podido jogar futebol.
Conjunções coordenativas explicativas São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro.
Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese. É isso!