Envio de Documentos por E-mail no SEI
Passo 1: Para incluir um documento no processo, você deve primeiro clicar sobre o número de processo desejado. Passo 2: Clique no ícone “Incluir Documento”. Passo 3: Clique no ícone + em verde para “Exibir todos os tipos de documentos”. Passo 4: Clique no tipo de documento desejado.
Para a edição, deve-se clicar no ícone: disponível na barra de menu da tela do documento. O sistema abrirá uma tela em que poderão ser editados os textos apresentados nas sessões de cor branca. O SEI permite, durante a edição, a inclusão de links e a importação de textos e formatos do Word.
Passo 1: Na página do processo, clicar no ícone “Incluir processo”. Passo 2: Clicar no ícone verde +, digitar “Externo” no campo de pesquisa e selecioná-lo. Passo 3: No campo “Tipo de documento”, selecionar uma das opções na lista previamente cadastrada no sistema SEI.
Há duas formas de inserir uma planilha Excel em um documento SEI: pode-se copiar diretamente os dados da planilha e colá-los em um documento interno do SEI, na forma de uma tabela.
Editar um Requerimento que já existe. Para editar um requerimento que já existe no sistema basta ir no menu Arquivo e em seguida Abrir. Selecione o requerimento desejado e edite.
Para excluir um documento, fazer o seguinte:
Para excluir documentos, clique no ícone da lixeira e depois clique no botão “OK” para confirmar a exclusão desse documento. Caso aconteça algum erro antes de concluir e protocolar uma inicial não se preocupe, os dados informados não foram perdidos.
Como excluir páginas de um PDF:
O SEI não permite excluir Blocos com documentos; Os "assinantes" das unidades destinatárias sempre que "processar" o bloco (tem que entrar no Bloco), seja assinando todos os documentos OU destacando alguma anotação sobre o que não assinar (p. ex. para revisão), deve sempre "Retornar" o Bloco de Assinatura.
Passo 1: Para criar um bloco de assinatura, clique em “Bloco de Assinatura” no menu esquerdo. O bloco de assinatura é utilizado para assinatura de documentos e minutas por usuários que não estejam na mesma unidade. Passo 2: Clique em “Novo”, no canto superior direito.
1- Para criar um Bloco de Assinatura, o primeiro passo é clicar no ícone “Blocos de Assinatura” do menu localizado do lado esquerdo da tela. 2- Em seguida, clique em para criar um bloco. 3- Dê um nome para o bloco de assinatura preenchendo o campo “Descrição”, conforme indicado na imagem abaixo (seta 3).
Para inclusão de documentos no bloco de assinaturas deve-se acessar o documento gerado, clicar no ícone “incluir em bloco de assinatura”, selecionar o bloco previamente criado na opção “Bloco:”, selecionar o(s) documento(s) que deve(m) ser incluído(s) no bloco e clicar no botão “incluir”.
Liberar Assinatura Externa Para: comece a escrever o nome ou o email do usuário externo. Quando o nome dele aparecer, clique em cima do nome. tenha acesso somente ao documento, não marque essa opção. Pronto!
No SEI, qualquer servidor cadastrado no sistema pode assinar um documento eletronicamente. Isso é feito por meio de uso de senha ou de certificação digital. A senha é de uso pessoal e intransferível, e deve ser mantida em sigilo por cada servidor nenhum servidor pode utilizar a senha de outro.