A concussão cerebral é a perda da consciência de curta duração, que acontece logo após um traumatismo craniano (bater com a cabeça).
Concussão é qualquer lesão no cérebro que perturba seu funcionamento normal de forma temporária ou permanente. Os abalos são normalmente causados por um golpe ou choque na cabeça. Os abalos podem acontecer em qualquer situação, mas mais frequentemente ocorrem em esportes de colisão, como futebol, rúgbi, basquete.
As consequências de um traumatismo craniano são bastante variáveis, podendo haver uma recuperação total, ou até mesmo a morte.
A pancada pode provocar a formação de um coágulo ou hematoma na região do cérebro. Essas lesões provocam um aumento na pressão intracraniana e, entre outras coisas, afetam os centros que controlam o sono.
Pode ser leve (15 minutos ou menos), moderada (mais de 15 minutos) ou grave (quando há perda de consciência). Algumas pessoas apresentam sintomas de pós-concussão (tontura, insônia e dificuldade de concentração nos dias seguintes).
A primeira coisa que uma pessoa que levou uma pancada intensa na cabeça deve fazer é procurar ajuda especializada na emergência mais próxima ou em um centro de trauma. Lá os médicos poderão avaliar a intensidade do trauma e orientar o paciente sobre a melhor forma de tratamento.
Se o acidente aconteceu próximo da hora de dormir, ou no horário daquela sonequinha da tarde, pode-se observar a criança por cerca de uma hora, e deixá-la dormir. Após mais ou menos 2 horas, acorde-a e veja se está tudo bem. Claro que a criança estará sonolenta, mas ele deve reagir. Se ficar insegura, durma com ela.